A execução do plano pastoral paroquial nem sempre acontece como se espera, não é verdade? Entre os vários motivos que levam a isso, destacamos a falta de comunicação entre as pastorais, movimentos e o Conselho Pastoral Paroquial (CPP). Uma das formas de se evitar esta fragilidade é a paróquia contar com a implantação da Pastoral da Comunicação (Pascom).
O serviço desenvolvido pela Pascom tem como objetivo colaborar com a ação evangelizadora da Igreja. Segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, para esta ação ser mais efetiva, é necessário possuir algumas características próprias:
- colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
- promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
- capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
- favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
- envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja
- desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas”
De acordo com o Manual da Pastoral da Comunicação elaborado pelo Pe. Benedito Spinosa para a CNBB, “a comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade”. Isto deve ser traduzido em integração e missão.
Veja como a implantação da Pastoral da Comunicação pode colaborar com o êxito do plano pastoral paroquial e integrar as pastorais à missão.
1 – Planejando a comunicação paroquial
O planejamento contribui na execução das atividades e na mensuração de resultados. Portanto, se sua paróquia possui uma Pascom, ela deve estar intimamente ligada às ações de acolhida e comunhão das diversas frentes paroquiais. Assim como, suas promoções e divulgação para toda a comunidade. É sua missão desenvolver um planejamento de comunicação com integração, participação e desenvolvimento de estratégias. Além disso, é preciso que o projeto esteja aberto à avaliações e críticas, que colaborem com a vida da comunidade.
2 – Monitorando as fases do planejamento
No âmbito operacional, a Pascom pode estabelecer referências e critérios de atuação dos membros das pastorais. É possível ainda, identificar as necessidades paroquiais, com seus problemas e prioridades para possíveis soluções. Desse modo, a equipe de comunicadores tornam-se motivadores na execução do plano paroquial de pastoral.
3 – Executando cada tarefa com organização e responsabilidade
Um bom planejamento de comunicação requer também uma boa execução de cada tarefa. Nesta fase, a Pascom deve ser responsável por acompanhar o andamento das ações. Isso não significa que precisam ser executadas por ela. Contudo, seu envolvimento e co participação, acabam servindo como motivação para os agentes de pastoral. Ressaltamos que, cada tarefa do plano de comunicação paroquial deve ter, no mínimo, uma pessoa responsável para colocar as ideias em prática.
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4 – Avaliando o plano de ação
Como toda ação gera uma consequência, na Pascom, a avaliação das ações executadas não podem cair no esquecimento. As tarefas desenvolvidas devem sempre passar pela avaliação dos responsáveis. Também se faz necessário destacar o que favoreceu a obtenção de resultados do plano pastoral paroquial e o que não foi tão positivo, o que não saiu como se esperava ou ainda, o que não foi executado e por quais motivos.
Se a Pastoral da Comunicação de sua paróquia estiver bem estruturada é certo que terá resultados positivos diante do plano pastoral e, somada às outras pastorais, contribuirá para que todos, juntos, semeiem a Boa Nova em terra boa e produza frutos (Cf. Mt 13,1-9) na comunidade.
Saiba como otimizar as reuniões do Conselho Pastoral Paroquial. Baixe o infográfico.