Diocese de Santo André

Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas

A frase acima, atribuída a Santo Agostinho, propõe refletirmos acerca de como lidamos com os problemas, desafios e imprevistos que aparecem diariamente.

As dificuldades que passamos podem ser consideradas verdadeiras correntes que nos aprisionam. Elas nos mantém reféns de uma realidade desagradável, que desejamos mudar a todo custo.

Porém, é impossível pensar em uma vida sem problemas. Isso simplesmente não existe. Como sabemos, o próprio Jesus foi desafiado inúmeras vezes, além de enfrentar momentos difíceis.

Ao longo da nossa vida conhecemos pessoas que passaram por situações muito tristes: a perda de um filho, uma doença grave, acidentes ou vícios. Felizmente, muitas delas conseguem superar esses desafios e seguem em frente.

Outras, porém, se deixam levar pelo desânimo, o medo e a insegurança, e não encontram motivo e força para superar todo o mal que as rodeia.

Eis aí o ponto central da frase de Santo Agostinho: Todos passam por momentos difíceis. Em alguma parte da nossa história, tivemos (ou temos) a sensação de estarmos presos em alguma situação. O segredo da superação é a forma como encaramos essa dificuldade. Enquanto um vê a lama, o outro enxerga a estrela, a luz.

Ser cristão não nos torna imunes aos problemas. Ao mesmo tempo, podemos contar com a misericórdia e providência divina, que nos sustentam, animam e nos fazem lutar. Vencemos algumas batalhas e perdemos outras, mas encontramos em Cristo nossa razão, caminho e fim.

Depositemos em Jesus a nossa esperança, vida e dificuldades. Que ao olharmos pela janela, enxerguemos as estrelas, na certeza de que a luz de Deus nos ampara e nos ilumina pelo caminho. Amém!

Lígia Valezi da Silva

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025