Novo livro de Dom Pedro valoriza ação do leigo e leiga na vida da Igreja

Dom Pedro Cipollini proferiu palestra aos estudantes da Escola Diocesana de Teologia, quando falou sobre seu mais novo livro, intitulado: “Os Fiéis também sabem – O sentido da fé (Sensus Fidei) na Igreja”, obra que faz parte da Coleção Sal e Luz da Edições CNBB, o Volume 3. A palestra foi na noite do dia 5 de novembro, no auditório que fica na Praça do Carmo, no Centro de Santo André.

Na apresentação duas frases bem definem o objetivo do trabalho. “Vós recebestes a unção do Santo, e todos sois conhecedores”, (1Jo 2,20), e a mensagem de Papa Francisco em Evangelii Gaudium, n. 119: “O povo de Deus é santo em virtude desta unção, que o torna infalível in credendo, (…) Deus dota a totalidade dos fiéis com um instinto da fé – o sensus fidei – que os ajuda a discernir o que vem realmente de Deus”.

Neste período em que vivenciamos o Ano do Laicado, este livro vem valorizar imensamente a participação do leigo e da leiga na vida da Igreja, reconhecendo que todos os fiéis sabem reconhecer quando a palavra de fé está sendo dita. Dom Pedro recordou que “Os fiéis cristãos, leigos e leigas também devem refletir e animar a Igreja, fazendo parte da dignidade de filhos de Deus pela graça do Batismo”.

A obra, que pode ser adquirida ao valor de R$ 6,00 está dividido em seis capítulos, mais a conclusão. No primeiro: “O Sensus Fidei no Concílio Vaticano II”, no segundo: “Natureza do Sensus Fidei”, no terceiro: “O Sensus Fidei na vida eclesial”, no quarto: “Requisitos para uma participação autêntica no Sensus Fidei”, no quinto: “O Sensus Fidei e sua aplicação prática”, e o sexto: “A novidade do documento da Comissão Teológica Internacional”.

Ao final da palestra, o bispo diocesano autografou os livros e conversou animadamente com os alunos do curso de Teologia da Diocese de Santo André.