Diocese de Santo André

Padres: frutos da oração do povo a Deus

A casa de formação filosófica recebeu nesta quinta-feira, 29, a visita do seu formador maior, Dom Pedro Carlos Cipollini. Como primeiro responsável pela vocações sacerdotais da diocese Dom Pedro tem o hábito de visitar as casas de formação ao menos uma vez por mês. O bispo normalmente participa de uma das refeições com os seminaristas e se realiza um momento de partilha e fraternidade.
Houve celebração eucarística na capela do seminário presidida pelo bispo e com a participação do Pe. Dayvid da Silva e do Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, reitor e vice-reitor, respectivamente. Em sua homilia Dom Pedro, dirigindo-se aos seminaristas, destacou pontos fundamentais como a esperança, a entrega da vida, os desafios, as perseguições, mas também a vitória de Deus na vida dos que escolheram permanecer fieis à sua palavra. “Deus é a nossa esperança, cada um de vocês, seminaristas, foram chamados a levar essa esperança ao povo de Deus.” Disse o bispo. Refletiu-se também sobre o ateísmo prático, muita gente diz crer em Deus, mas vive como se não acreditasse e tudo fica por isso mesmo.
Após a santa missa o bispo convidou os seminaristas para uma partilha bem tranquila, para refletir sobre o ontem, o hoje e o futuro da sociedade moderna. Usando o Diretório para a Formação Presbiteral da diocese, refletiu sobre os tópicos que dizem respeito aos seminaristas da filosofia, depois sobre a vida do padre na comunidade paroquial e sua importância para a vida da Igreja enquanto instituição e como Povo de Deus.
Um bom pastor preocupa-se com o tratamento do grande rebanho que o Senhor da messe o confiou. Desde que chegou à diocese, Dom Pedro tem um olhar bem atento à formação dos futuros presbíteros que serão colaboradores diretos no pastoreio do rebanho de Cristo.
Houve ainda uma menção ao ano do laicato que se encerrou e sobre a importância do crescimento dos leigos, que a cada dia tomam conta da missão e da importância deles na Igreja e na sociedade, bem como sobre a grande oração do povo que pedem santas vocações à Igreja, os padres devem ser imensamente gratos por esse povo que reza muito.

Sem. Joel Gonçalves da Silva
2º ano de filosofia

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO