Comissão resgata história dos 65 anos da Diocese de Santo André

Pensando no resgate da história e nas comemorações dos 65 anos de criação da Diocese de Santo André em julho deste ano, a Comissão Pró-Memória Histórica Diocesana realizou as primeiras reuniões de trabalho em dezembro de 2018 e janeiro de 2019, com o objetivo de levantar informações e definir um planejamento de ações para a celebração desta data tão importante para a Igreja Católica no Grande ABC.

Nomeada e acompanhada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, o grupo conta com padres, religiosos e leigos que, de alguma forma tem forte ligação diocesana, vivenciaram a história ou tem interesse pela caminhada da Igreja na região nestes últimos 65 anos.

Desmembrada da Arquidiocese de São Paulo, a Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 22 de julho de 1954, e é integrada pelos sete municípios do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Objetivos

“O objetivo da primeira reunião foi apresentar uma proposta de lançamento de material que representasse a história da Diocese nos seus 65 anos, registrando também, os episcopados, ou seja, o período de governo de cada bispo, desde Dom Jorge Marcos de Oliveira, (bispo diocesano de 1954 a 1975) até Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano desde 2015, com as principais características de cada época”, revela o padre Vinícius Ferreira Afonso, que integra a comissão.

Com o passar das semanas, os participantes da comissão elencaram temas que estão estreitamente ligados com a Diocese, como o fenômeno da migração, os antecedentes históricos, a relação com a sociedade e a evolução da caminhada até chegar à atual configuração da Igreja no Grande ABC.

8º Plano Diocesano de Pastoral

Outro ponto relevante que merece inserção na elaboração do material é o 8º Plano Diocesano de Pastoral, construído a partir dos debates do Sínodo Diocesano, que apresenta Missão e Acolhida como principais prioridades.

“Num segundo momento (em janeiro de 2019) nos reunimos com o Dom Pedro Carlos Cipollini e apresentamos a proposta reformulada, que ele achou uma proposta interessante e mais ousada do que a proposta inicial. Então, a comissão está trabalhando para reunir o material, seguir uma metodologia e oferecer aos diocesanos um trabalho sólido, de reflexão sobre a nossa diocese nesse marco de sua história”, analisa.

A próxima agenda da Comissão Pró-Memória Histórica da Diocese de Santo André será no mês de abril para analisar a evolução dos trabalhos, a fim de que todos os textos tenham uma unidade, revelem uma identidade e um rosto diocesano.

Conheça os sete integrantes da Comissão Pró-Memória:

Irmã Wilma Carvalho
Trabalhou durante 25 anos no Centro Diocesano de Pastoral; também na Chancelaria e atualmente no atendimento do Tribunal Eclesiástico; conheceu todos os bispos e acompanhou boa parte da história da Diocese de Santo André.

Padre Hamilton Gomes do Nascimento
Vice-reitor da Casa de Formação Filosófica e administrador paroquial da Paróquia São Felipe Apóstolo – Mauá.

José Ricardo Baptista
Professor e coordenador de Pastoral das Unidades Escolares e Unidades de Assistência Social do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto; escreve artigos para a Revista Mensageiro Santo Antônio.

Rodrigo Marzano Munari
Formado em História e assessor de difusão cultural da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

Padre Felipe Cosme Damião Sobrinho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – São Caetano do Sul e professor de História da Igreja, na PUC-SP.

Padre Vinícius Ferreira Afonso
Diretor espiritual do Apostolado da Oração, vice-chanceler do bispado e administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor – Santo André; formado em Letras.

Padre William Mariotto Torres
Chanceler do bispado e pároco da Paróquia São Vicente de Paulo – Mauá; apresentou monografia sobre o episcopado de Dom Décio Pereira, saudoso bispo de Santo André entre os anos de 1997 e 2003