Tarefas quaresmais nos chamam à conversão

Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo mais profundo da liturgia, a Quaresma. Esse tempo é um grande retiro, centro do Mistério de Cristo e da nossa fé e salvação. Tempo privilegiado de conversão e combate espiritual, de jejum, penitência e caridade. A Quaresma ainda é, sobretudo, tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais profunda, que recorda aos cristãos os grandes temas batismais em preparação para a Páscoa.
A simbologia deste período é muito valiosa, na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado para representar períodos que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são:

• 40 dias de dilúvio da Arca de Noé;
  • 40 dias de Moisés no Monte Sinai;
  • 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério;
  • 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Pensando nisso, preparamos em nossas redes sociais algumas reflexões e atividades para auxiliá-lo a viver bem estes momentos que nos preparam para a Páscoa do Senhor. Vamos refletir sobre os rumos de nossa espiritualidade com os exercícios quaresmais até a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, para bem viver a vida nova que Ele tem para nós.

Acompanhe diariamente as tarefas propostas, compartilhe sua caminhada conosco e com o próximo, esforce-se para bem viver este tempo quaresmal que nos chama à conversão!