Diocese de Santo André

Formação Permanente do Clero destaca preparação dos padres para boa evangelização

Com o objetivo de aprofundar os cuidados com a saúde, da espiritualidade e a atualização constante dos estudos dos padres para uma boa evangelização do povo de Deus, a Diocese de Santo André iniciou na manhã desta terça-feira (14/05), mais uma edição do Encontro de Formação Permanente do Clero, realizado no auditório da Sociedade São Miguel, no Jardim Bela Vista, em Santo André. O encontro reuniu cerca de noventa padres dos sete municípios do Grande ABC.

A referência para os estudos do primeiro dia é a passagem do livro de Atos dos Apóstolos (20,28) “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho”. Após as orações inicial e final, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini agradeceu a presença dos presbíteros e desejou ótimas atividades durante os quatro próximos dias de reflexão e aprofundamento do aprendizado para prática no dia a dia.
*

Saúde e espiritualidade

O palestrante responsável pelo conteúdo e acompanhamento dos quatro dias de encontro é o padre Anselmo Matias Limberger, que trabalha há 23 anos na Diocese de Santo Amaro. Foi ordenado no dia 22 de novembro de 1987, portanto completará 32 anos de sacerdócio. É Nasceu em Arroio do Tigre (RS) e sua diocese de origem é Toledo (PR).
“A finalidade pelo qual estou aqui na Diocese de Santo André é para compartilhar com os irmãos padres, a reflexão que engloba nosso ministério, nossa vida como presbíteros da Igreja Católica. O tema que propusemos aprofundar é o padre enquanto cuida de si, enquanto cuida do povo”, afirma.

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Studiorum Universitas A S. Thoma Aq., Urbe, (Angelicum), de Roma, e doutor em Psicologia Clínica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP, Pe. Anselmo enfatiza que o padre precisa estar saudável para evangelizar e cuidar bem das suas ovelhas.

“Em primeiro lugar, o presbítero bem cuidado significa que ele cuida da saúde, da sua formação espiritual, que se prepara bem para evangelizar, estudando a bíblia, os documentos da CNBB, da própria Igreja e assim preparando bem o trabalho de evangelização, Então, o cuidado de si é o ponto de partida para cuidar também do povo de Deus”, salienta.
*

Referência de São João Paulo II

Pe. Anselmo destaca que o documento – Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração (Jr 3, 15) – da Exortação Apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, do Papa São João Paulo II, de 25 de março de 1992, serve como base para o trabalho das dimensões humana, intelectual, cultural e missionária.

“No eixo da dimensão humana abordamos questões da psicologia, a psicologia no mundo de hoje ajuda ao presbítero. Em primeiro lugar a conhecer-se, a integrar-se na saúde. E também no trabalho ministerial. No plano pastoral, o padre atendendo o povo, que vem com todo tipo de sofrimento, e o padre justamente é aquela pessoa que acolhe, que escuta, que faz o aconselhamento, que abençoa o povo na sua dor e na sua enfermidade. Então, a psicologia ajuda os padres no modo de contribuir na ajuda as pessoas”, explica.
*

Agenda da Formação

As atividades prosseguem na manhã desta quarta-feira (15/05) com o tema da identidade e espiritualidade do padre diocesano e do padre religioso de uma ordem ou congregação, na caminhada junto ao povo; na quinta-feira (16/05) o assunto será a dimensão humana afetiva e aprofundamento da questão da psicanálise, enquanto ciência para o padre fazer uma autorreflexão; e o encerramento da Formação na sexta-feira (17/05) com a abordagem da identidade e espiritualidade do padre, em vista da pastoral presbiteral, o padre compreendido no presbitério na igreja local junto com o bispo.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”