Diocese de Santo André

Pastoral conclui curso sobre celebrar missas inculturadas

Dando continuidade à reflexão de como celebrar com os valores da Cultura Afro-Brasileira, em conformidade com o Rito Romano Latino, a Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado (24/08), o 2º Módulo do Curso de Liturgia no auditório da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

Os itinerários 1, 2 e 3 do 8º Plano de Pastoral, que trazem ações voltadas ao sentimento de pertença, a formação para o discipulado de vivência com Jesus e a conversão para o acolhimento são reforçados nesta atividade, que reuniu agentes envolvidos com o trabalho da Pastoral Afro nas paróquias e comunidades da região do Grande ABC, além de interessados em conhecer a celebração da eucaristia com adaptações dos valores da cultura afro-brasileira.

Ministrado pelo assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira, Pe. Edmar Antônio de Jesus, o objetivo deste 2º módulo foi explicar a preparação da celebração passo a passo, desde a acolhida, ato penitencial, hino de louvor, glória até as liturgias eucarística e da palavra. Enfim, todos os momentos que compõem a Santa Missa.

“Procuramos em cada parte da missa apresentar quais elementos podem ser introduzidos, e como eles podem ser trabalhados no decorrer da celebração da eucaristia, seja numa comunidade, nas nossas paróquias ou no âmbito diocesano”, elucida.

Recorde o 1º Módulo do Curso, clique aqui.

Participe

A Pastoral Afro-Brasileira se reúne mensalmente no segundo sábado, no prédio da Cúria. Para participar ligue ou envie mensagem de WhatsApp para 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo