Diadema recebe “Jornada Litúrgica” em IV Encontro Regional

A Comissão Diocesana de Liturgia prossegue levando as “Jornadas Litúrgicas” de 2019 para as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, com o objetivo de intensificar as ações prioritárias norteadas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, originário do documento da Constituição Sinodal, apresentando em abril do ano passado.

E mais uma edição da Jornada Litúrgica ocorreu na tarde do sábado (14/09), em conjunto com o IV Encontro Regional de Liturgia na Região Diadema, ao reunir cerca de 250 pessoas de 10 paróquias, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição.

Assessor da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano promoveu a abertura das atividades ao tratar do tema: A Comunicação na Liturgia; a coordenadora diocesana Risocleide Matos fez uma explanação sobre todos os trabalhos que envolvem a liturgia na diocese, por fim, o vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, apresentou o tema: O Ato da Proclamação da Palavra.

“Graças a Deus, essa atividade (IV Encontro Regional de Liturgia) já se tornou tradicional em nossa região. A formação em si é muito importante. Temos que nos atualizar, no caso da Liturgia, sempre ter na mente o sentido que temos no serviço. O encontro proporciona também a interação, a unidade e a troca de experiências entre todas as paróquias”, avalia a coordenadora regional de Liturgia, Ingrid Pâmela.

Desde o primeiro encontro ocorrido no dia 9 de março, na Região Pastoral Santo André – Centro, as “Jornadas Litúrgicas” já percorreram praticamente todas as sete cidades do Grande ABC. A próxima atividade acontecerá no dia 5 de outubro, na Região São Bernardo – Rudge Ramos, na Paróquia Santa Edwiges.

Entenda a Comissão Diocesana de Liturgia

A Comissão Diocesana de Liturgia é uma organização diocesana que reúne em si vários setores que estão diretamente ligados à vida litúrgica da Diocese.

Ela é composta pela Pastoral Litúrgica, com seus coordenadores regionais, que visam estabelecer o contato com todas as comunidades; a Equipe de Redação do folheto ABC Litúrgico; o Setor Música com seus representantes regionais; a Equipe de Celebrações, responsável pelas grandes celebrações diocesanas; Pastoral dos Coroinhas, Cerimoniários e Ministros Extraordinários. Além dos coordenadores diocesanos, cada setor possui um responsável e um grande número de pessoas envolvidas e engajadas, a fim de promover a vida litúrgica de nossa Diocese.