Diocese de Santo André

Semana Diocesana de Liturgia ocorre entre 21 e 25 de outubro

A Semana Diocesana de Liturgia 2019 acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, das 19h30 às 21h30, em cinco locais simultaneamente: Auditório da Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro, Santo André), Paróquia Santa Maria Goretti (Avenida Nova Iorque, 20 – Utinga, Santo André), Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição (Praça Monsenhor Alexandre V. Arminas, 01 – Matriz, Mauá), Paróquia Bom Jesus de Piraporinha (Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha, Diadema) e Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Praça da Matriz, s/n. Centro – São Bernardo).

Todos os participantes receberão a mesma formação. Em cada dia, uma temática diferente: assembleia litúrgica, celebração da palavra, canto litúrgico, ano litúrgico, liturgia e vida.
As inscrições devem ser realizadas com cada coordenador da liturgia nas regiões pastorais ou diretamente na secretaria das paróquias. Mais informações no telefone: 97289-7474 (falar com Risocleide).

Objetivos

De acordo com o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Guilherme Franco Octaviano, o objetivo é oferecer aos agentes de pastoral um período de formação e atualização. “Em comunhão com o Diretório Diocesano de Liturgia estamos abordando temas que fazem parte do elenco do Diretório. Embora ele já esteja sendo implantado nas comunidades, a Semana de Liturgia quer ser uma força a mais para que o Diretório seja conhecido e estudado nas comunidades”, sintetiza.
A Pastoral Litúrgica compreende todos os esforços e iniciativas para animar a vida litúrgica de uma comunidade, paróquia e região pastoral. Os cuidados com a preparação, realização e avaliação das celebrações, com a formação dos ministros e do povo, bem como a organização da vida litúrgica nos vários níveis eclesiais.
“Por isso foi criada a Semana de Liturgia para que tivéssemos uma escola permanente de liturgia para toda a diocese. Esse ano vamos dar continuidade ao Diretório Diocesano de Liturgia, que é fruto do Sínodo Diocesano. Isso também faz com que tenhamos uma comunhão na Diocese, porque cada região tem suas características, mas a liturgia deve ser celebrada da mesma forma, ou seja, ter uma unidade para celebrar bem”, avalia a coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia, Risocleide Matos.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025