Diocese de Santo André

Aprendizado e unidade marcam a Semana Diocesana de Liturgia

Promovendo a unidade e aprofundando temas como a assembleia litúrgica, celebração da palavra, canto litúrgico, ano litúrgico, liturgia e vida com o objetivo de bem celebrar as missas, cerca de mil integrantes das equipes da Pastoral Litúrgica das dez regiões pastorais participaram da Semana Diocesana de Liturgia 2019, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro, simultaneamente em cinco locais da Diocese de Santo André.
Na conclusão dos trabalhos, o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, que proferiu a palestra sobre o Canto Litúrgico, na noite de sexta-feira (25/10), na Paróquia Santa Maria Goretti, Vila Metalúrgica, na cidade andreense, destacou a missão cumprida dos cinco dias de atividades que tradicionalmente acontecem há mais de dez anos.
“Esses encontros têm como objetivos oferecer aprendizado e aprofundamento sobre diversos temas da liturgia. Temos o Diretório Diocesano de Liturgia, que vem a ser um instrumento de unidade e ajuda, mas sempre bom se reunir para estudar e aprender um pouco mais”, enfatiza o sacerdote, no encerramento com os coordenadores e membros das equipes de liturgia das paróquias das regiões Santo André Utinga e São Caetano.

Unidade e 8º Plano
Pe. Guilherme agradeceu a presença dos coordenadores e membros das 105 paróquias e inúmeras capelas da Diocese de Santo André, ao reforçar o empenho dos presbíteros, representantes regionais e leigos na organização e condução das apresentações. “Contamos com a ajuda de muitas pessoas. Os padres que acolheram e divulgaram. Então, vamos louvar e agradecer com a esperança de que o próximo ano realizaremos uma semana melhor e que conte com mais participações”, frisa.
A Semana de Liturgia atende aos itinerários de formação, do sentimento de pertença e oração comunitária, além do discipulado de vivência com Jesus do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Teoria e prática
Da Paróquia Santa Teresinha (Santo André – Utinga), Katia Aparecida Pazini, 56 anos, avaliou a Semana de Liturgia como muito produtiva e destaca lições essenciais para a prática dos ensinamentos apresentados pelos palestrantes.
“Pensarmos a liturgia unindo outros ministérios, outras pastorais para que a missa fique a mais completa possível. Que seja um momento de louvor e aprendizado, não só para nós que preparamos (a liturgia), mas também para toda a comunidade”, comenta.


Esclarecimento de dúvidas
Pertencente ao ministério de música da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Região São Caetano), Artur Sgarabotto, 29 anos, acredita que os encontros também tiveram a função de elucidar pontos que normalmente geram dúvidas nos integrantes das equipes de liturgia. “Estou me envolvendo com a música, tocando na igreja. Sou baixista. E não sabia essa diferença de música litúrgica para música religiosa. Esclareceu bem”, sintetiza, ao dizer que a música age como um instrumento de transformação e união entre as pessoas.

Próximos encontros
A Semana Diocesana de Liturgia deste ano aconteceu simultaneamente no Auditório da Cúria Diocesana; Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André; Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição; Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema; e Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Por outro lado, as Jornadas Litúrgicas ocorrem nas dez regiões pastorais. Em breve, a Comissão Diocesana de Liturgia divulgará o calendário de atividades para 2020.

Compartilhe:

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação

“Venho com o coração aberto para caminhar com vocês”, afirma Padre Cícero ao assumir a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Padre Adriano Pereira assume como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

QUERES PAZ? PREPARE A PAZ!

Missa acolhe novos propedeutas na Catedral Nossa Senhora do Carmo

Sob o olhar de Maria, Diocese inicia o ano recordando: “Temos Jesus em nós”

“Cristo é a nossa paz”, recorda o bispo na Missa de encerramento do ano