Diocese de Santo André

Visitas Pastorais reafirmam a prática do 8º Plano de Pastoral

Acolhida e Missão. Essas são as prioridades definidas pelo povo da Igreja Católica no Grande ABC e praticadas nas visitas pastorais corriqueiramente encabeçadas pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. Nessas caminhadas é possível observar o carinho dos fiéis e o clamor para que a Diocese de Santo André jamais se esqueça das comunidades, principalmente aquelas localizadas distantes da região central e próximas das periferias existenciais.

E muitas histórias também são descobertas e contadas como nas duas capelas visitadas no domingo (1º/03), durante a manhã, na Nossa Senhora da Paz, em São Bernardo, que completou recentemente 34 anos de história, e no período da noite, na Imaculada Conceição, em Ribeirão Pires, que completará quatro décadas e meia de trajetória, em novembro deste ano. Dom Pedro afirma que a prática de uma Igreja permanentemente acolhedora e missionária, norteada pelos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, deve ser protagonizada como uma missão diária, do diálogo e da escuta, a fim de contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Nossa Senhora da Paz
A Capela Nossa Senhora da Paz foi construída pela comunidade da Vila Jerusalém, com apoio do Pe. José Aguirre, que celebrou a primeira missa no dia 14 de fevereiro de 1986. Vinte anos depois, no dia 14 de dezembro de 2006, Dom Nelson Westrupp promulgou o decreto de criação da Paróquia São Benedito, localizada no Bairro dos Casa e que também compreende a extensão dos bairros Jerusalém, Parque Espacial e Lavínia, em São Bernardo, e a Comunidade Nossa Senhora da Paz passou a fazer parte dessa paróquia. Ela está localizada na Rua Lázaro de Oliveira Leite, 94 – Jd. Jerusalém. Atualmente, as celebrações acontecem aos domingos, às 9h30, e todo primeiro sábado do mês, às 18h, com a missa da Aliança de Amor – Mãe Rainha.
O pároco da Paróquia São Benedito, Pe, Antonio Fernandes Nascimento, concelebrou a missa e acompanhou Dom Pedro no diálogo com o povo de Deus, seguido de um café de confraternização.

Imaculada Conceição
A Capela Imaculada Conceição tem uma história muito peculiar em nossa diocese. Ela foi inaugurada no dia 30 de novembro de 1975, com a presença do primeiro bispo da Igreja Católica no Grande ABC, Dom Jorge Marcos de Oliveira, e coincidentemente no aniversário do padroeiro da Diocese de Santo André e também, desde o ano passado, patrono da cidade andreense, Santo André Apóstolo. Ela está localizada na Rua Santa Maria, 5, no Bairro Valentina, em Ribeirão Pires. A comunidade é pertencente a Paróquia Matriz São José e administrado pelos padres da Congregação dos Missionários Scalabrinianos – com presença centenária no Grande ABC – acolhendo os imigrantes de várias cidade e países. Nesta visita, o pároco Pe. Ricardo José Guesser concelebrou a missa e acompanhou Dom Pedro. As celebrações acontecem aos domingos, sempre às 18h30.

Balanço
Em quatro anos e meio, Dom Pedro já percorreu todas as 106 paróquias e realizou visitas pastorais em 179 das 256 comunidades e capelas da Diocese de Santo André. No ano de 2016, o bispo promoveu os encontros em todas as regiões pastorais, ao visitar as residências, hospitais, asilos, comércios, empresas, órgãos públicos e delegacias de polícia. Em 2018, ele iniciou as visitas pastorais nas capelas e comunidades, integrando momentos de espiritualidade, conhecendo as diferentes realidades das cidades da região e dialogando com os fiéis e moradores dos bairros. 

*Com informações da Pascom das paróquias São Benedito (SBC – Anchieta) e São José (Ribeirão Pires); fotos de Viviane Branquinho, em São Bernardo, e da Pascom, em Ribeirão Pires

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos