Acolhida e Missão. Essas são as prioridades definidas pelo povo da Igreja Católica no Grande ABC e praticadas nas visitas pastorais corriqueiramente encabeçadas pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. Nessas caminhadas é possível observar o carinho dos fiéis e o clamor para que a Diocese de Santo André jamais se esqueça das comunidades, principalmente aquelas localizadas distantes da região central e próximas das periferias existenciais.
E muitas histórias também são descobertas e contadas como nas duas capelas visitadas no domingo (1º/03), durante a manhã, na Nossa Senhora da Paz, em São Bernardo, que completou recentemente 34 anos de história, e no período da noite, na Imaculada Conceição, em Ribeirão Pires, que completará quatro décadas e meia de trajetória, em novembro deste ano. Dom Pedro afirma que a prática de uma Igreja permanentemente acolhedora e missionária, norteada pelos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, deve ser protagonizada como uma missão diária, do diálogo e da escuta, a fim de contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária.
Nossa Senhora da Paz
A Capela Nossa Senhora da Paz foi construída pela comunidade da Vila Jerusalém, com apoio do Pe. José Aguirre, que celebrou a primeira missa no dia 14 de fevereiro de 1986. Vinte anos depois, no dia 14 de dezembro de 2006, Dom Nelson Westrupp promulgou o decreto de criação da Paróquia São Benedito, localizada no Bairro dos Casa e que também compreende a extensão dos bairros Jerusalém, Parque Espacial e Lavínia, em São Bernardo, e a Comunidade Nossa Senhora da Paz passou a fazer parte dessa paróquia. Ela está localizada na Rua Lázaro de Oliveira Leite, 94 – Jd. Jerusalém. Atualmente, as celebrações acontecem aos domingos, às 9h30, e todo primeiro sábado do mês, às 18h, com a missa da Aliança de Amor – Mãe Rainha.
O pároco da Paróquia São Benedito, Pe, Antonio Fernandes Nascimento, concelebrou a missa e acompanhou Dom Pedro no diálogo com o povo de Deus, seguido de um café de confraternização.
Imaculada Conceição
A Capela Imaculada Conceição tem uma história muito peculiar em nossa diocese. Ela foi inaugurada no dia 30 de novembro de 1975, com a presença do primeiro bispo da Igreja Católica no Grande ABC, Dom Jorge Marcos de Oliveira, e coincidentemente no aniversário do padroeiro da Diocese de Santo André e também, desde o ano passado, patrono da cidade andreense, Santo André Apóstolo. Ela está localizada na Rua Santa Maria, 5, no Bairro Valentina, em Ribeirão Pires. A comunidade é pertencente a Paróquia Matriz São José e administrado pelos padres da Congregação dos Missionários Scalabrinianos – com presença centenária no Grande ABC – acolhendo os imigrantes de várias cidade e países. Nesta visita, o pároco Pe. Ricardo José Guesser concelebrou a missa e acompanhou Dom Pedro. As celebrações acontecem aos domingos, sempre às 18h30.
Balanço
Em quatro anos e meio, Dom Pedro já percorreu todas as 106 paróquias e realizou visitas pastorais em 179 das 256 comunidades e capelas da Diocese de Santo André. No ano de 2016, o bispo promoveu os encontros em todas as regiões pastorais, ao visitar as residências, hospitais, asilos, comércios, empresas, órgãos públicos e delegacias de polícia. Em 2018, ele iniciou as visitas pastorais nas capelas e comunidades, integrando momentos de espiritualidade, conhecendo as diferentes realidades das cidades da região e dialogando com os fiéis e moradores dos bairros.
*Com informações da Pascom das paróquias São Benedito (SBC – Anchieta) e São José (Ribeirão Pires); fotos de Viviane Branquinho, em São Bernardo, e da Pascom, em Ribeirão Pires