Diocese de Santo André

Diocese de Santo André celebra dois anos da Constituição Sinodal

Após um período de muito diálogo com o povo de Deus no Grande ABC durante o Sínodo Diocesano com o lema “O sonho missionário de chegar a todos” – entre novembro de 2016 e novembro de 2017, um documento que simboliza um marco para a Diocese de Santo André foi entregue naquele 6 de abril de 2018, no auditório do Cenforpe, em São Bernardo do Campo. E passados dois anos exatamente nesta segunda-feira, (06/04), a Constituição Sinodal é uma realidade fundamental que prega uma Igreja em saída e protagonista na sociedade, em sintonia com a atuação do Papa Francisco, que recebeu o material das mãos do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em março do ano passado.

Como orientação para a ação pastoral evangelizadora, a prioridade eleita para o quinquênio 2018-2022 “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária” se torna mais atual do que nunca, em meio ao cenário de pandemia que a população mundial tem sido acometida neste ano de 2020, com o avanço do Covid-19, o novo coronavírus, numa situação em que a melhor recomendação é que todos fiquem em casa, exceto aqueles que trabalham nas áreas da saúde, mercados, farmácias, transporte, ou seja, serviços essenciais para o funcionamento da sociedade.

Esse período incentiva ainda mais para que a Constituição Sinodal seja valorizada como norteadora das ações diocesanas, mesmo que as iniciativas neste momento sejam adaptadas para o universo da internet, por meio de missas transmitidas ao vivo, reflexões sobre espiritualidade, orações e interatividade com os fiéis.

E neste biênio, os frutos para o clero, pastorais, congregações de religiosos e religiosas, movimentos e fiéis são nítidos, por meio da prática dos oito itinerários presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral. Vamos relembrá-los:

Itinerário 1: o objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Itinerário 2: visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 3: objetiva fortalecer as estruturas de acolhimento e, para isso, propõe a criação de canal de escuta; adequação dos horários; acompanhamento das pastorais; criação de uma rede de pessoas que se responsabilizem umas pelas outras; acolhimento dos que chegam; formação dos atendentes paroquiais e preocupação com questões de segurança.

Itinerário 4: o caminho passa pela criação e fortalecimento da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e pela viabilização de uma rede comunicativa.

Itinerário 5: o objetivo é desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.

Itinerário 6: a divisão da paróquia em setores missionários e o cadastro dos paroquianos são atividades que nos permitirão identificar as potencialidades e fragilidades da área paroquial, constituindo comunidades capazes de responder mais rápida e concretamente às necessidades de cada setor.

Itinerário 7: as principais atividades são as visitas missionárias de forma integrada com todos os visitadores da paróquia, para levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos (durante o período de quarentena e distanciamento social realizar essas atividades apenas pela internet).

Itinerário 8: propõe a criação de um cadastro de assistência social diocesano; ações com foco no auxílio e partilha; fortalecimento das pastorais sociais; e incentivo para a participação no Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025