Diocese de Santo André

Diocese promove Hora Santa Vocacional no Domingo do Bom Pastor

No 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações celebrado no 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor (03/05), a Diocese de Santo André, por meio da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), realiza a “Hora Santa Vocacional”, com oração e adoração eucarística, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

A iniciativa integra as atividades do Ano Vocacional Diocesano e será transmitida ao vivo, às 15h, pelas mídias sociais da Diocese, em razão da pandemia da Covid-19. Acompanhe com os subsídios da Hora Santa Vocacional 4 (1)

“O objetivo desta Hora Santa é agradecer pelas vocações que temos em nossa diocese. Pelos padres, religiosos e pedirmos mais operários para nossa messe. Espero estarmos unidos rezando pelas vocações e que a gente peça ao Senhor da messe que jamais nos abandone nestes momentos difíceis que estamos vivendo. Queremos acolher vocações em nossas paróquias. Que a presença do ícone do Bom Pastor, que muito em breve retornará a peregrinação paróquias, nos motive em nossa caminhada”, destaca o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa.

Diocese unida

Apesar das limitações impostas pela quarentena, que impede a realização de missas e cultos religiosos com presença de fiéis nas igrejas do Estado de São Paulo, Pe. Everton incentiva todas as 106 paróquias a realizarem a Hora Santa Vocacional, por meio de transmissões online.

“Um momento de união com todo presbitério e os paroquianos de nossa diocese. Você, padre, pode escolher um horário no domingo e fazer a Hora Santa. Tire uma foto e envie para nossa Pascom Diocesana para que possamos louvar a Deus pelas suas vocações”, conclama.

Oração pelas Vocações

Na reflexão do Papa Francisco “As palavras da vocação”, quatro palavras-chave – tribulação, gratidão, coragem e louvor – foram escolhidas para agradecer aos sacerdotes e apoiar o seu ministério. Por outro lado, o período de isolamento social desafia ainda mais os jovens e leigos a despertarem seus corações para a missão.

“A ideia é fazer o momento de adoração e oração pedindo ao Senhor que envie mais operários para nossa messe. Por conta do Ano Vocacional, especialmente vocações presbiterais, mas também agradecer as demais vocações, neste tempo de pandemia, ressaltando o trabalho que os padres fazem nas paróquias para que as comunidades não fiquem paradas. Neste sentido é um agradecimento, tanto pelos padres, quanto pelos consagrados e vocações familiares. Tem uma dupla dimensão, pedir por novas vocações e agradecer por aqueles que já temos”, explica o assessor seminarista Cauê Ribeiro Fogaça.

Tema do Ano Vocacional

 “Acolho o teu Chamado” é o tema do Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini