Diocese de Santo André

Apostolado da Oração vê internet como aliada para fortalecer a fé

O Apostolado da Oração da Diocese de Santo André tem seguido fielmente todos os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid-19, a doença que provoca o novo coronavírus, uma vez que seus membros adotando o isolamento social e se adaptando também aos momentos de reflexão, meditação e devoção ao Sagrado Coração de Jesus, têm utilizado a internet como uma das principais aliadas nesta quarentena.

Como conta uma das coordenadoras da Rede Mundial de Oração do Papa na Diocese, Maria José de Jesus, que afirma durante a primeira sexta-feira deste mês, membros das dez regiões pastorais foram convidadas a participarem da Santa Missa presidida pelo diretor nacional do Apostolado da Oração, Pe. Eliomar Ribeiro, acompanhada por cerca de mil pessoas online, e meditarem sobre a intenção do Papa Francisco para maio, que trata da vocação dos diáconos.

Evangelização e tecnologia

Durante a quarentena, o Apostolado Da Oração mantém seus momentos de oração, adoração e oferecimento diário, procurando viver esse tempo de intimidade com o Coração de Jesus, nos três períodos do dia. “Com a tecnologia, católicos passaram a escrever as intenções, como pedidos de intercessão pela saúde, nos comentários das transmissões. Eu mesma dou muita importância à utilização das mídias digitais Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros como meio de evangelização e fortalecimento da fé nesse período”, analisa Maria José, que adota o lema “separados pelas mãos e unidos pela oração” nestes tempos difíceis de distanciamento e reuniões sem a presença de fiéis.

Criatividade e união

De acordo com a dirigente diocesana, essa pandemia trouxe para a igreja a necessidade de se modernizar e usar da criatividade para que, através das mídias sociais, as informações do movimento cheguem aos corações das famílias

“É reconfortante saber que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, e diante da impossibilidade de irmos às igrejas de nossas comunidades, muitos seguem trabalhando, ou melhor, servindo e contribuindo para que a Palavra de Deus continue chegando aos fiéis”, relata Maria José. Também coordenadora diocesana do Apostolado da Oração, Gracia Fernandes também cumpre o isolamento social com disciplina e orienta para que todos os membros participem das atividades de suas casas. “Neste período tenho me comunicado o diretor nacional Pe. Eliomar Ribeiro e informo para os grupos da Diocese, os horários das missas, a reza do terço e até palestras. Também rezamos a Hora Santa e participamos da Bênção do Santíssimo no dia 1º de maio, na primeira sexta-feira do mês”, informa. “O momento é de se unir e orar juntamente com as meninas do Apostolado na Diocese para que essa pandemia passe o mais rápido possível”, conclama.

Como participar

O diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Santo André é o Pe. Vinícius Ferreira Afonso. Mais informações sobre como participar da Rede Mundial de Oração do Papa com Maria José: 99259-7996 e Gracia Fernandes: 97338-8270.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo