Diocese de Santo André

Em Mauá, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias completa 55 anos de história    

A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, completa 55 anos de fundação neste sábado (15/08). A igreja fica localizada na Avenida da Saudade, 814 – Vila Vitória, na cidade mauaense. O atual pároco é o Pe. Frei Geraldo dos Santos, que sucedeu o Pe. Jurandir Ribeiro e assumiu a paróquia em dezembro de 2017.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 9h e às 18h. Mais informações na secretaria paroquial: 4555-2134.

A paróquia da Diocese de Santo André conta também com quatro comunidades: Nossa Senhora Aparecida, na Vila Mercedes; Santa Rita de Cássia, no Jardim Primavera; São Francisco de Assis, na Vila Vitória; e São Judas Tadeu, no Jardim Guapituba.

Programação da Padroeira das Vitórias

Devido ao cenário atual de pandemia e levando em conta os protocolos das autoridades sanitárias, a comemoração deste ano será simples e contida, mas com muito amor, carinho e respeito à vida.

Local: Comunidade Matriz

Sábado 15/08: Terço da Padroeira – 15h

Domingo 16/08: Missa Solene – 9h

Presencial (com assembleia reduzida) – Transmissão ao Vivo pela página da paróquia no Facebook

Após a missa: Carreata pelas ruas do bairro e proximidades das capelas São Francisco de Assis, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia.

História da Paróquia

(Texto do historiador Willian Puntschart)

Registrado no Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, o capítulo intitulado Pequeno histórico revela que, entre abril e agosto de 1966, “após anos de luta a comissão pró-construção conseguiu realizar a construção do futuro salão paroquial e fez, outrossim, uma casa paroquial”.

Também, menciona a conclusão dos trabalhos de edificação do salão, destinados para a cozinha, estúdio e eventos, entre outras atividades, além de dois banheiros públicos.

Ainda de acordo com esta fonte documental, com os recursos provenientes das quermesses e demais eventos sociais, foi possível a conclusão dos trabalhos de reboco interno e externo, além da iluminação da igreja.

Entre as várias celebrações litúrgicas aludidas, esse manuscrito destaca a de quatorze de agosto de 1966. Na ocasião, presidida pelo Cônego Plínio G. de Freitas foram fundadas oficialmente, as seguintes irmandades na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias: Liga Católica Jesus Maria José, Congregação mariana, Pia União das Filhas de Maria e o Apostolado da Oração. Em seguida, ocorreu a procissão em louvor à Nossa Senhora das Vitórias coma imagem doada pela família de D. Irene Saturnino de Paula, hoje exposta no interior da igreja. À chegada da procissão, Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas celebrou a missa, acompanhado do Coral e da banda Imaculada Conceição dos Marianos, da Igreja Matriz de Mauá.

Naquele dia, ainda ocorreram, no período noturno, marcantes atividades festivas e culturais, como a apresentação de um grupo de Cururu, isto é, quatro repentistas desafiando-se em prosa e verso, muito comum naquela época, além da tradicional quermesse e do concorrido leilão.

Na verdade, todos esses eventos ocorriam no barracão inicialmente construído de madeira, adquirida nas Indústrias Matarazzo, localizadas no Sertãozinho e coberto de sapé. Com o tempo, além de acondicionar todo material destinado à construção da futura Igreja, esse foi o palco dos primeiros encontros litúrgicos, após a criação da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Nele foram realizadas, entre outras celebrações da vida eclesial local missas, catequese e comunhão.

Ali também, ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que foi reconstruído em alvenaria, tornou-se o principal ponto de referência no bairro, onde foi possível a organização e execução de inúmeros projetos pastorais, educacionais, sociais e políticos, indicativos dos novos tempos litúrgicos.

Já com o intuito de capacitar profissionalmente as mulheres da comunidade foi fundado, no início da década de 1970, o Clube de Mães. Dirigido por Carlota Fioravanti, esse trabalho social oferecia no barracão aulas de corte-costura, pintura, crochê e tricô. Os resultados dessas ações também foram registrados no livro tombo da paróquia. De acordo com o manuscrito, no dia 18 de dezembro de 1976, “o Clube de Mães organizou o desfile de modas exibindo na passarela os vestidos confeccionados pelas alunas de corte e costura. Estiveram presentes o Sr. Prefeito Amaury Fioravanti e a primeira dama, responsável pelo curso”.

No âmbito político, entretanto, os moradores mais antigos apontam a presença nas dependências do barracão de vários ex-prefeitos, e membros do legislativo, participando de reuniões coma comunidade e ouvindo suas reivindicações. Sobre esta questão é interessante observarmos que a Igreja, apartidária, mas comprometida com as aspirações da comunidade, cumpria o papel tanto ao aplicar os ensinamentos do evangelho à realidade social, quanto ao organizar os fiéis para as discussões democráticas no processo de alternância de poder.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos