DNJ recorda inspiração do beato Carlo Acutis

No mês em que Carlo Acutis, o rosto jovem da Igreja, apaixonado por Jesus e conhecido como padroeiro da internet, foi beatificado pela Igreja Católica, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) na Diocese de Santo André realizado de forma virtual em 2020, a partir de transmissão ao vivo diretamente da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (São Bernardo) na noite de sábado (17/10), representou um grande momento de como os jovens podem se unir e utilizar os meios tecnológicos para propagar a Boa Nova e evangelizar cada vez mais pessoas para o Reino de Deus.

“Temos o exemplo do atual beato Carlo Acutis, que nos mostra que a santidade pode ser vivida de maneira singela e jovem. Que pela intercessão de Maria, a juventude de Santo André possa caminhar unida rumo ao céu”, afirma a auxiliar de vendas Juliana Aparecida da Silva, 23 anos, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região Santo André – Leste, que participou do encontro online. Ela acrescenta: “Como jovem da Diocese de Santo André, me senti lisonjeada de poder participar do DNJ com tantos outros jovens, colocando aos pés do Nosso Senhor, as nossas intenções e as intenções da Santa Igreja. É importante que a juventude tenha voz e atuação em todas as pastorais, buscando a santificação e a evangelização em todas as áreas, inclusive na internet.”

Filho de pais italianos, Carlo Acutis nasceu em Londres no dia 3 de maio de 1991. Em 2006 ele adoeceu com leucemia do tipo M3, considerada a forma mais agressiva. A morte cerebral ocorreu em 11 de outubro de 2006, seu coração parou de bater às 6h45 de 12 de outubro. Em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco o declarou venerável. Em novembro do ano passado, o Vaticano reconheceu o milagre que o tornaria beato no dia 10 de outubro de 2020. Em 2013, uma criança brasileira sofria de distúrbios significativos do trato digestivo, no pâncreas, tendo dificuldades para comer e beber todos os dias.  Após tocar em uma relíquia de Carlos Acutis foi curado da doença.

Experiência positiva
Para o estudante de medicina veterinária Felipe Mazur, 25 anos, da Igreja Matriz de Santo André, foi um momento muito especial representar a Região Santo André – Centro e fazer uma breve oração por todos. “Incrível sentir a presença do Espírito Santo dentro de nossas casas! Que a chama de Deus possa ter acendido nos corações de todos!”, projeta.

Segundo a estudante Isabelli de Oliveira Fernandes, 18 anos, da Capela Imaculada Conceição, na Região São Bernardo – Rudge Ramos, “adorar o Santíssimo Sacramento de forma online foi uma experiência vivificante, pois em tempos de isolamento social, receber a visita de Jesus pelas telas não tem preço!”, conta.

Novas vocações
O DNJ integra as ações do Mês Missionário na Campanha Missionária 2020 e do Ano Vocacional Diocesano, com o objetivo de despertar e incentivar o surgimento de novas vocações para o sacerdócio e a vida religiosa, como afirma o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Sousa. “Pedimos ao Senhor que vem a nossa juventude para que possamos rezar de uma maneira especial, pedindo por todos os jovens de nossa diocese, bem como toda a juventude se coloque diante do Senhor dizendo “Eis-me aqui, envia-me!” como missionário e missionária. Após essa vigília, que possamos ser acolhidos sempre nos braços do Senhor.”
O DNJ surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e se tornou uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ao longo dos últimos 35 anos.

8º Plano de Pastoral
Neste momento em que atividades presenciais ainda não podem ser realizadas pelas pastorais, movimentos e grupos, o DNJ 2020 no formato virtual atendeu ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, que destaca o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Neste itinerário são realizados virtualmente momentos de fé e reflexão, através da organização de manhãs de espiritualidade, tardes de oração e noites de bate-papos em família por meio de aplicativos de reunião como Google Meet e Zoom, bem como lives nas mídias sociais como Facebook, YouTube e Instagram.