Diocese de Santo André

18 anos de falecimento de Dom Décio Pereira

Hoje, dia 05 de fevereiro de 2021, em nossa Igreja Particular, fazemos memória dos 18 anos de falecimento do saudoso Dom Décio Pereira, 3º Bispo Diocesano de Santo André.

A Liturgia da Palavra de hoje (6ª feira da 4ª Semana do Tempo Comum) nos aponta na Primeira Leitura, extraída da Carta aos Hebreus (Hb 13,7): “Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé”. Dom Décio, como dirigente desta Igreja Diocesana e pregador da Palavra de Deus, nos deu um exemplo de fé “para que todos tenham vida” (Jo 10,10), conforme seu lema episcopal.

O Salmo responsorial de hoje (Sl 26) nos pergunta: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?” Santa Águeda, Virgem e Mártir, que recordamos nesse dia, respondeu aos seus carrascos: “A minha salvação é Cristo”, conforme nos ensina a tradição. Dom Décio, assim como São João Batista (Evangelho de hoje, Mc 6,14-29), viveu a sua salvação em Cristo, não pelos seus méritos, mas pelos méritos do Senhor.

Fazemos memória deste aniversário de falecimento, em unidade com o Diretório da Liturgia 2021(CNBB, p. 57), baseando-se no Cerimonial dos Bispos – Cerimonial da Igreja (1988, p. 299, §1168) que diz: “Por venerável tradição, comemora-se também todos os anos o aniversário de falecimento do último Bispo, a não ser que tenha sido transferido para outra diocese. Celebrar-se-á a Missa na igreja catedral, a qual é de louvar seja presidida pelo Bispo do lugar. Aconselhem-se os fiéis e sobretudo os sacerdotes a que se lembrem diante do Senhor dos seus prelados que lhes pregaram a Palavra de Deus”. Hoje também, como Primeira Sexta-feira do mês, faz-se memória do Sagrado Coração de Jesus. Os restos mortais de Dom Décio repousam na Capela do Sagrado Coração de Jesus, em nossa Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo. O coração de Dom Décio procurou se configurar ao Coração de Pastor de Jesus.

Por Dom Décio Pereira, a nossa prece: “Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno; e a Luz perpétua o ilumine”.

* Artigo por Pe. William Mariotto Torres

Compartilhe:

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação