Diocese de Santo André

Há um ano, Diocese de Santo André participava da Oração pela Humanidade

Há exatamente um ano, naquela quinta-feira, dia 14 de maio, a Diocese de Santo André participava da “Oração pela Humanidade”,um dia de orações, jejum e invocação em união com o Papa Francisco, líderes religiosos e pessoas de todo o mundo, simultaneamente, a recorrer a Deus a uma só voz pelo fim da pandemia e um mundo mais fraterno.

Na Igreja Católica no Grande ABC, o vigário episcopal para a Pastoral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, que também é pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade andreense, e o vice-chanceler diocesano Pe. Vinícius Ferreira Afonso, administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, de Santo André, estiveram na capela da Catedral para orar, rezar o Santo Terço, adorar o Santíssimo Sacramento e entoar louvores a Deus pela superação dos momentos difíceis vivenciados atualmente pela população mundial.

Fiéis, membros de pastorais, movimentos, diáconos, seminaristas e padres de diversas paróquias do Grande ABC demonstraram uma grande unidade diocesana, ao acompanharem juntos a transmissão que durou pouco mais de uma hora. Naquele momento, as igrejas ainda estavam fechadas para celebrações e atividades presenciais. Atualmente, os templos recebem até 25% da presença dos fiéis em cada missa, com uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico mínimo de dois metros.

Recorde a Oração pela Humanidade, na íntegra: https://bit.ly/3byRuka.

Sobre o evento

Dentre várias lideranças religiosas do mundo, a ação teve o aval do Vaticano, por meio do Papa Francisco, na atividade proposta pelo alto Comitê para a Fraternidade Humana, de acordo com os objetivos do Documento sobre a Fraternidade Humana, que escolheu o dia 14 de maio “como um dia de oração, jejum e invocação para a humanidade, e convida todos os líderes religiosos e pessoas de todo o mundo a responder a este convite humanitário e recorrer a Deus a uma só voz, para que preserve a humanidade, a ajude a superar a pandemia, restitua a ela a segurança, a estabilidade, a saúde e a prosperidade, e torne nosso mundo, eliminada essa pandemia, mais humano e mais fraterno.”

O Comitê foi criado em agosto de 2019, com o objetivo de implementar o Documento sobre a Fraternidade Humana assinado pelo Papa Francisco e pelo Grão Imame de Al-Azhar em 4 de fevereiro de 2019, na capital dos Emirados Árabes Unidos.

O Comitê é formado pelo cardeal e presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot; pelo presidente da Universidade de Al-Azhar, prof. Mohamed Hussein Mahrasawi; pelo secretário pessoal do Papa Francisco, Dom Yoannis Lahzi Gaid; pelo conselheiro do Grão Imame, o juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam; pelo presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, Mohamed Khalifa Al Mubarak; pelo secretário-geral do Conselho Muçulmano dos Idosos, Sultan Faisal Al Rumaithi; e pelo escritor e representante da mídia árabe, Yasser Hareb Al Muhairi. O rabino Bruce Lustig foi incluído como membro do Comitê em setembro.

*Diocese de Santo André, com informações do Vatican News

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO