Diocese de Santo André

Mês das Missões 2021: Jesus Cristo é missão

Neste ano as Pontifícias Obras Missionárias, junto com a CNBB, propõem para toda a Igreja no Brasil refletir durante o mês de outubro o tema: “Jesus Cristo é missão”. Muitos podem estranhar esta campanha, ou achar que se trata de mais uma contribuição sem sentido, esquecendo-se daquilo que Jesus falou e fez. No prefácio da Oração Eucarística VI-D temos uma síntese daquilo que Jesus fez durante sua vida de entrega: “Ele sempre se mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados. Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos e filhas”.

Se voltarmos os nossos olhos para as Escrituras vemos a missão de Jesus ao mostrar a misericórdia de Deus para todos, não somente pelas palavras (como ao perdoar os pecadores) mas também por suas ações (como as numerosas curas e milagres), até o fim de sua missão redentora, na qual se oferece como oferenda agradável para a nossa salvação. As ações de Jesus impressionam e marcam a vida de seus discípulos, que continuam a cooperar com a missão: “não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20), que é o lema desta campanha.

Pelo nosso batismo também fazemos parte dos discípulos de Jesus, do qual aprendemos o seu exemplo e testemunhamos o seu amor por nós. E, com isso, também somos chamados a dar continuidade ao que o Cristo assumiu como missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar o evangelho aos pobres: enviou-me para proclamar a liberdade aos presos e aos cegos a visão; para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano do agrado do Senhor” (Lc 4, 18 – 19).

Para isso não podemos pensar em missão como algo estanque, ou que se resuma somente em ir de porta em porta, ou mesmo ir para algum lugar distante anunciar o Evangelho, mas fazer o Reino de Deus presente no hoje de nossa vida, testemunhando esse amor divino por palavras, ações e testemunhos de vida. Pois todos somos convidados a ser “Discípulos Missionários em Saída”, conforme o tema também da Assembleia Eclesial do CELAM. Se fazer presente e em estado permanente de missão.

Temos várias maneiras de cooperar com as missões: pela oração, pela doação da vida e pela partilha dos bens. Isso é bem resumido pela seguinte frase atribuída ao papa Leão XIII: “A missão é feita: com os pés dos que partem; com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam”. Nós rezamos pelas missões e pelos missionários que deixaram sua terra para anunciar o Reino em lugares distantes? Nós incentivamos as vocações missionárias em nossas comunidades? Nós contribuímos materialmente com as missões, enviando valores para ajudar no sustento dessas missões?

A Campanha Missionária vem nos tirar da inércia, e propor que avancemos para novos horizontes. Ela nos faz ir ao encontro do outro, assim como Deus veio ao nosso encontro enviando Seu Filho: “E o Verbo se fez Carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Que tal fazermos um compromisso de, neste mês de outubro, rezarmos uma Ave-Maria por dia pelas missões e pelos missionários, e contribuirmos com a Coleta Missionária de maneira generosa, seguindo o exemplo dos primeiros cristãos? Que os exemplos dos padroeiros das missões, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, nos inspirem e ajudem a bem viver a missão!

*Artigo de autoria do coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Marcos Júlio Aguiar, e do coordenador diocesano da Pontifícia Obra da IAM (Infância e Adolescência Missionária), Glauber Machado

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco