Diocese de Santo André

Feira Cultural do Migrante e Solidária será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, na Igreja Matriz de Santo André

Iniciativa do Centro de Apoio ao Migrante e da Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, a Feira Cultural do Migrante e Solidária acontece nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), das 10h às 20h, em frente à Igreja Matriz de Santo André, na Praça Pres.Vargas, 01 – Vila Assunção, na cidade andreense.

A Feira tem como objetivos possibilitar aos paroquianos e munícipes, o intercâmbio cultural, fomentando benefícios sociais, culturais e econômicos, além da possibilidade do evento se tornar tradicional e integrar o calendário anual em nossa diocese, que conta com igrejas voltadas para o carisma scalabriniano (três matrizes do Grande ABC: Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires), na promoção do cuidado e da acolhida aos migrantes, em sintonia com os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Nas barracas da Feira Cultural do Migrante e Solidária, o público poderá provar iguarias da gastronomia haitiana, venezuelana e portuguesa, além de empadinhas, pastéis, bolos, doces, cervejas artesanais (Cervejaria Madalena), vinhos italianos, adquirir artesanatos, entre outras opções.

A barraca das empadinhas contará com a participação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, com membros dos Anjos da Caridade, e toda a renda obtida da venda das empadinhas será revertida para o organismo diocesano, que atende cerca de seis mil famílias de todas as sete cidades do Grande ABC.

 

Sobre o Centro de Apoio ao Migrante
Inaugurado em dezembro de 2016, o Centro de Apoio ao Migrante na Diocese de Santo André completará cinco anos acolhendo e orientando os migrantes radicados, muitos deles haitianos e latino-americanos, na cidade andreense e demais municípios do ABC.

Nova documentação, aulas de língua portuguesa, computadores para conversar com familiares, doações de cestas básicas e inscrição em programa de recolocação no mercado de trabalho são alguns dos serviços oferecidos no local.

Além disso, ao longo do ano, a Pastoral do Migrante realiza formações para os agentes e interessados em conhecer o serviço missionário realizado na região.

Segundo dados do Centro de Apoio ao Migrante, a Igreja Católica no Grande ABC tem prestado um grande serviço no acolhimento e apoio aos migrantes de várias nacionalidades durante a pandemia. Entre março e dezembro de 2020, o Centro acolheu cerca de 9,1 mil imigrantes de várias nacionalidades, das sete cidades da região, da capital paulista e até do interior de São Paulo. Somente neste ano de 2021, entre janeiro e setembro, cerca de 3,3 mil imigrantes já passaram por atendimento no Centro.

O Centro de Apoio ao Migrante também recebe doações de alimentos e produtos de higiene, que podem ser realizadas no local (Rua Montevidéu, 71 – Utinga, Santo André), em horários alternativos, ou na Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção. Mais informações com Helena Teodoro: 98553-3523 Acesse também a página no Facebook: https://www.facebook.com/centrodeapoioaomigrantesa/

 

Sobre a Pastoral do Migrante
A Pastoral do Migrante vai a fundo para conhecer a realidade em que vivem os migrantes. Ir ao encontro dessas pessoas onde elas estiverem, e ser presença acolhedora e solidária principalmente com os mais empobrecidos. Proporcionar a criação de espaço de manifestação da sua identidade, através de formações de agentes e interessados em conhecer o serviço missionário, das atividades de evangelização e ações para a promoção humana.

“A presença de muitos irmãos e irmãs que vivem a  migração é uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e diálogo entre culturas, em vista da promoção da paz e da fraternidade entre os povos”. (Papa Francisco)

O assessor diocesano é o Pe. Jean Dickson Saint-Claire e a coordenadora diocesana Eliete Helena Teodoro.

 

Leia mais:

Há dois anos, Festa das Nações pregava a cultura da paz e a integração dos povos

Pastoral do Migrante promove ação solidária no combate à Covid-19

Acolher é a nossa missão: os sonhos de migrantes e refugiados na Diocese de Santo André

 

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco