Posses canônicas: frades menores conventuais assumem como párocos nesta semana

Nesta segunda semana de fevereiro, a Diocese de Santo André, por meio do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, convida o povo de Deus (fiéis leigos, pastorais, movimentos, associações, religiosos e religiosas, seminaristas, padres e diáconos) para participar das celebrações das posses canônicas dos novos párocos pertencentes à Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Confira a programação:

8 de fevereiro (terça) – 19h30
Frei Carlos Alberto de Queiroz, OFMConv.
Pároco do Santuário Senhor do Bonfim (Rua Oratório, 1458 – Parque Novo Oratório, em Santo André. Telefone: 4472-8444)

10 de fevereiro (quinta) – 19h30
Frei Rafael Gomes da Silva, OFMConv.
Pároco da Paróquia Maria Imaculada (Rua Fenícia, 774 – Parque Novo Oratório, em Santo André. Telefone: 4472-2751)

Que cada comunidade de fé acolha bem o seu pastor e missionário que chega com as bençãos de Deus e o amor de Maria, para continuar proclamando a Boa Nova do Reino de Deus e levando esperança aos mais pobres e carentes, pregando uma sociedade mais justa e fraterna, sempre em comunhão com o 8º Plano Diocesano de Pastoral e suas prioridades por uma Igreja que vivencie a cultura da espiritualidade do acolhimento, em permanente ação missionária.

Rezemos para que o Espírito Santo traga muita perseverança e fé para todas as paróquias, capelas e comunidades, e que Deus ilumine nossos presbíteros em suas novas missões!

Fique por dentro de outras posses na Diocese: Leia mais

Conheça o Frei Carlos Alberto de Queiroz

“A quem iremos Senhor, somente tu tens palavra de vida eterna” (Jo 6, 68)

Filho de José Anacleto de Queiroz e Maria Apparecida de Queiroz, Frei Carlos Alberto de Queiroz nasceu no dia 4 de maio de 1966, na cidade de Lorena (SP). Ingressou no postulantado dos Frades Menores Conventuais, no ano de 1994, em Curitiba (PR). “Dois pontos que fizeram deixar tudo e seguir a vida religiosa franciscana: o serviço aos mais pobres e a vida de São Francisco de Assis”, confidencia.

Frei Carlos possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em teologia e psicologia, e pós graduação em psicologia junguiana. “Caso não fosse religioso e presbítero, com certeza teria continuado sendo agente florestal do IBAMA, pois este era meu trabalho antes de ingressar no seminário”, argumenta.

Em sua caminhada sacerdotal, Frei Carlos foi pároco nas paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Itaberaba (BA); Imaculado Coração de Maria, em Boa Vista do Tupim (BA); vigário no Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, e desde dezembro de 2019 atuava pároco da Paróquia Maria Imaculada, também em Santo André, onde permaneceu durante os dois últimos anos.

Foi coordenador de Pastoral na Diocese de Ruy Barbosa (BA) e atualmente é membro da Comissão para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade da Diocese de Santo André.

Entre seus hobbies, Frei Carlos aprecia leitura. Indica o livro Eu Francisco (Carlos Carreto). Também admira o escritor Rubem Alves (1933-2014). Sobre o filme, cita As Cruzadas (Série. Doc). Gosta de uma boa MPB. Seus cantores e compositores favoritos são Oswaldo Montenegro e Elomar. É torcedor do Corinthians e vôlei é o esporte de sua preferência. Sua viagem marcante foi para o Vale do Pati – Chapada Diamantina, na Bahia.

Conheça o Frei Rafael Gomes da Silva

Frei Rafael Gomes da Silva, OFM Conv. é nascido em Barra Bonita, no interior do estado de São Paulo. Filho do Sr. José da Silva e de Dona Marinês Gomes começou sua caminhada na vida religiosa franciscana no ano de 2011, no dia 9 de fevereiro, na Casa São Francisco de Assis (Curitiba-PR), como postulante, onde estudou e fez sua graduação em Filosofia.

Logo após os três anos de estudo foi enviado ao noviciado, no convento São Benedito (Caçapava-SP), onde durante um ano viveu um período de estudos do “franciscanismo” e a vida mais reclusa, professou os seus primeiros votos na Igreja São Benedito, em Caçapava-SP, no dia 5 de fevereiro de 2015.

Após quatro anos de estudo de Teologia no Seminário Maior Senhor do Bonfim, em 2 de fevereiro de 2019, professou os votos perpétuos. Após a sua profissão, Frei Rafael retornou à capital do Paraná, residindo na Casa São Francisco, como Vice-Formador do postulantado.

Em 29 de junho de 2019, ele foi ordenado diácono pelas mãos do Bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, CP.E, e no dia 16 de novembro de 2019, ordenado presbítero na Paróquia Santo Antônio, em Barra Bonita-SP, pela imposição das mãos de Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo da Diocese de Amparo – SP. No dia 21 de novembro de 2020 assumiu como administrador paroquial da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, Região São Bernardo – Anchieta, onde permaneceu até outubro de 2021.