O Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero aconteceu na sexta-feira (24/06), com a Manhã de Espiritualidade que reuniu o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e o clero das dez regiões pastorais, na Paróquia Imaculada Conceição, na Região Mauá.
Padre José Cassiano (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá) a manhã com a hora média, sendo nosso bispo a iniciar o momento de oração.
Após o momento de oração, Dom Pedro dirigiu-se ao clero dizendo sobre a satisfação de todos os presentes, pelo dia da Santificação pelo Clero, relembrou que esses momentos são marcados para relembrarmos o compromisso assumido no dia da ordenação, pois o Senhor os escolheram para estar com Ele e serem enviados a missão.
“Hoje é dia de ação de graças, agradecer a Deus a vocação que cada um tem, pois ela é maravilhosa, é uma vocação de pastorear com Cristo, e que possamos agradecer por esse dom. É preciso reanimar-se, um dar força para o outro através da palavra de Deus”, ressalta nosso bispo.
Padre Cassiano então, após as boas vindas do bispo, convidou Padre José Pedro Teixeira de Jesus (Paróquia São Bento, em São Caetano do Sul) para conduzir a reflexão da manhã.
“Somos chamados, como disse Padre Pedro, de estarmos sempre unidos a Jesus. A pandemia nos trouxe várias situações inesperadas, eu por exemplo, tive que aprender a celebrar missa olhando para um celular, confiante que do outro lado tinha alguém acompanhando. Isso nos mostrou que tínhamos que ter muita fé, pois acreditar que do outro lado tinha alguém, e também não podíamos visitar enfermos, atender confissões, sem ir em velórios. Todos nós enfrentamos isso, entramos sozinhos no domingo de ramos cantando “hosana hei”, então o deserto em que passamos nos mostra que sem a graça de Deus nós não conseguimos ir muito adiante. E Deus nos diz: “olhe as estrelas, olhe ao seu redor, e então Deus fala: “Você aceita ou não fazer uma aliança comigo?”. Podemos então ter a certeza que Deus nos restaura sempre, e esse encontro conosco mesmo é o que significa um momento de santificação” , medita Padre Pedrinho.
Ao final da reflexão, Padre Cassiano inicia mais um momento de oração com todos os presentes, fazendo a acolhida para todos que retornaram da pausa. Dom Pedro então, iniciou mais um momento de oração com todo clero com a exposição do Santíssimo Sacramento.
Dom Pedro diante do Santíssimo Sacramento reza por todo o clero: “Estamos aqui diante de vós, somos o presbitério da Diocese de Santo André, e vós nos confiantes os ministérios, de estarmos diante do vosso povo. O Ministério não é nosso, é vosso e é da igreja, somos vossos representantes do grupo dos discípulos, que foram escolhidos para distribuir a palavra e o pão. Dai-nos senhor a força de usarmos esse ministério, que é dom e graça merecida para o bem dos irmãos, é isso que nós realizaremos como cristãos. É nesse ministério que realizaremos o nosso batismo, a vocação de segui-lo até o fim. Senhor, nós sabemos que podemos confiar na graça, confiar em vós mais do que em nós. Vós estais aqui, vós sois o nosso pão, a nossa água da vida, que jorra do nosso coração cheio de fé. Não nos permita desanimar nunca.”
Terminando o momento de oração e vigília, Dom Pedro dá a bênção ao clero com o Santíssimo Sacramento, pede a proteção de Nossa Senhora, e agradece a pastoral presbiteral por todo preparo da manhã de santificação.