Brasileiros se encontrarão com o Santo Padre no dia 24 em evento sobre economia

A pequena cidade italiana da Úmbria famosa em todo o mundo pelos seus filhos prediletos Francisco e Clara, acolhe desde quarta-feira cerca de mil jovens economistas provenientes de 120 países que nos últimos dois dias participaram do evento global Economia de Francisco. Um evento desejado pelo Papa para refundar a economia com um capital de valor inestimável: o da fraternidade.

Economia de Francisco, um movimento internacional de jovens economistas, engajados num processo de diálogo inclusivo, nasceu após a carta do Pontífice, dirigida em 2019 a jovens economistas, empreendedores e empresárias de todo o mundo. Esse apelo tornou-se um processo para repensar a economia. Os dois primeiros encontros foram realizados on-line por causa da pandemia.

Este terceiro encontro, o primeira em presença, foi aberto nesta quinta-feira de manhã. Acolhendo os jovens entre os voluntários da Economia de Francisco, a Irmã Francesca Violato, das Irmãs Franciscanas Elizabetanas de Pádua, missionária no Equador há 20 anos.

“Há um mundo que se derrama em Assis. Um mundo de jovens, apaixonados pela economia. E foi bom”, explica a Irmã Francesca Violato, “vê-los chegar: não houve problema com o idioma porque o sorriso, o abraço não faltou. Uma fraternidade respirada. Nos meus olhos, tenho a imagem dos jovens que chegaram à estação: uma longa fila de jovens entusiastas”.

O encontro com o Papa
Nesta sexta-feira os jovens estão percorrendo as pegadas de São Francisco visitando os lugares onde viveu o pobrezinho de Assis. Depois os encontros em 12 aldeias sobre temáticas diversas que vão do papel da mulher na economia à sustentabilidade e meio-ambiente.

O Brasil está presente com cerca de 100 jovens em Assis para apresentar suas propostas e projetos, na tentativa de responder ao chamado de Francisco para construir outros modelos econômicos que não aposte na exploração da Mãe e Irmã Terra.

O olhar desses jovens é para este sábado, quando Francisco vai ao encontro em Assis, para olhar seus rostos sorridentes e estimulá-los a continuarem neste processo de transformação de uma economia que coloca a pessoa no centro de toda ação. A presença do Papa Francisco no encontro – dizem os jovens – já nos compromete ao modelo que priorize uma economia comprometida com processos de vida.

Com informações e fotos Silvonei José–Vatican News