Diocese de Santo André

A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA MEU CAMINHO

Mensagem do Bispo Diocesano no ABC Litúrgico

Quando, através do Espírito Santo, lendo as Escrituras, você se encontra com uma pessoa, Jesus, e não com um código de leis para serem observadas, aí sim, você encontrou a vida.

 

Estamos encerrando o mês da Bíblia. Somos agradecidos a Deus porque Ele, para se revelar a nós, fala-nos em palavras humanas. Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, seu Verbo único: Jesus Cristo, no qual se expressa por inteiro. De fato, diz a carta aos Hebreus: “Lembrai-vos que é uma mesma a Palavra de Deus que está presente em todas as Escrituras, que é um mesmo Verbo que ressoa na boca de todos os autores sagrados” (1,1-3). Por esse motivo, a Igreja sempre venerou as Sagradas Escrituras e, para ressaltar isto, foi instituído o “mês da Bíblia”. Nele ressaltamos a maravilha que foi revelada a nós neste livro sagrado. Deus é o autor da Sagrada Escritura, escrita sob a inspiração do Espírito Santo e confiada à Igreja.
Mas é preciso estarmos atentos porque a fé cristã não é a “religião do Livro”. O cristianismo é a religião da “Palavra de Deus”, do Verbo encarnado, Jesus Cristo, o filho de Deus.
Ler a Bíblia sem encontrar-se com Jesus Cristo, morto e ressuscitado, no íntimo de seu coração, é como ler um livro qualquer de sabedoria humana. Mas quando, através do Espírito Santo, lendo as Escrituras, você se encontra com uma pessoa, Jesus, e não com um código de leis para serem observadas, aí sim, você encontrou a vida. É grande o poder e o vigor da Palavra de Deus,
que sustenta a vida da Igreja. “Por isso é preciso que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fiéis” (DV 22). É pela leitura contínua da Bíblia que aprendemos a “eminente ciência de Jesus Cristo” (Fl 3,8).
Encerrando este mês de setembro, “mês da Bíblia”, vamos fazer o propósito de ler todos os dias um trecho deste livro sagrado.
Rezemos com o salmista: “Tua Palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Sl 118,105).

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos