Diocese de Santo André

Pela imposição das mãos de Dom Pedro, missionário da Consolata é ordenado presbítero

Pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, foi ordenado presbítero no dia 5 de novembro, sábado, o diácono Thiago Jacinto da Silva, missionário da Consolata.

A celebração aconteceu na paróquia de origem do missionário, Paróquia São João Batista, na Vila São João em Mauá. O diácono transitório, enquanto jovem, atuou na catequese, pastoral da comunicação, liturgia e com a juventude, ingressando em 2012  no  Seminário de Filosofia “Nossa Senhora Consolata”, em Curitiba, Paraná.

Dom Pedro iniciou a santa missa saudando a todos os presentes, e representando todos os padres, saudou Padre Paulo da Conceição Fernando Mzé, IMC, provincial dos padres da Consolata. Participaram da celebração, padres da consolata e diocesanos, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, amigos e familiares do recém-ordenado que acompanharam a transmissão pelas redes sociais da Consolata Brasil.

O bispo diocesano, após acolher o diácono Thiago para ordem dos presbíteros, iniciou a homilia falando das escolhas de Deus: “ A palavra de Deus foi proclamada e queremos abrigar em nossos corações, o Senhor escolhe, unge e envia. A escolha de deus é  misteriosa e secreta, escolhe quem quer, unge com o Espírito Santo os seus escolhidos, colocando neles os dons necessários, para o exercício  da missão que na qual foi confiada, assim como está na primeira leitura do Profeta Isaías, escolhida por Deus para anunciar seus desígnios”.
“Thiago foi escolhido, sendo ungido hoje, será enviado em missão por Jesus Cristo através da Igreja, sinalizada pelo bispo, sucessor dos apóstolos, que o está ordenando. Lembre-se que a missão deve ser exercida ao modo de Jesus, pois na sua humildade, Jesus é luz para nós, aquele que devemos seguir e você deve ir até os últimos, aos esquecidos e permanecer no amor de Deus, não em palavras, mas em vida, e essa é sua missão profética”, enfatiza Dom Pedro.

O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada do candidato, propósito do ordenando e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, unção das mãos com o óleo do crisma e entrega do pão e do vinho.

Ao fim da celebração, o neossacerdote, Pe. Thiago Jacinto, dirigiu algumas palavras de agradecimento: “Meu muito obrigado ao sr. Bispo D. Pedro que aceitou e imediatamente se pôs à disposição para esta ordenação presbiteral. Muito obrigado, sem dúvidas, por qualquer lugar que eu esteja o senhor sempre estará em minhas orações. Eterna gratidão aos Missionários da Consolata, representados por nosso Superior Regional Pe. Paulo, IMC, as Missionárias da Consolata  e todos os padres, seminaristas, religiosos e religiosas aqui presentes. Aos meus familiares que muito conversamos, refletimos, rimos e choramos, também aos amigos que fazem parte da minha história e fazem parte do meu coração e eu espero que eu também aos de vocês. Gratidão a cada um de vocês que se fizeram presentes hoje.” O neossacerdote irá em missão pelos Missionários da Consolata em Taiwan.

Compartilhe:

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André

CRISTÃO E POBREZA

HALLOWEEN – Como o cristão se posiciona?

“Aparecida é o coração do Brasil”, afirma Dom Pedro em missa campal pela Padroeira

Dom Pedro Carlos Cipollini: 15 anos de episcopado vividos “Em Nome de Jesus”

Comunidade do Camilópolis celebra a dedicação de sua igreja e altar