Padre Cristóvão Oliveira Silva, NDS assumiu o ofício de pároco da Paróquia São Pedro, em Mauá, durante celebração na tarde de sábado (04/03). A missa com rito de posse canônica foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e contou com a participação dos padres da Congregação de Nossa Senhora de Sião, o superior geral Padre José Maria Leite, seminaristas e os fiéis da matriz e quatro comunidades.
Transferido da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, no Rio de Janeiro, onde exerceu seu ministério como administrador paroquial, retorna a Paróquia São Pedro após quatro anos da sua ordenação diaconal, na qual foi ordenado pelas mãos de Dom Pedro.
Após a saudação inicial, a leitura da provisão de posse do Padre Cristóvão foi lida pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves. Depois, o sacerdote realizou a profissão de fé e recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho.
Dom Pedro em sua homilia, refletiu sobre a Liturgia da Palavra do dia: “Hoje a Palavra de Deus nos transmite uma mensagem maravilhosa, Deus nos ama, por isso Ele se comunica e se manifesta a nós. Na primeira leitura Deus se manifesta a Abraão, chamado o Pai da Fé, pois a bíblia apresenta que acredita em um Deus único e verdadeiro, um homem de fé, homem justo. Deus faz uma aliança com Abraão, e ele acredita nesse Deus bondoso e que cuidará da vida dele, no que Deus pede, que responde ao apelo e manifestação de Deus, com adesão total, uma fé profunda e abandono de sua vida nas mãos de Deus. Deus se manifesta também em nossas vidas, e como acolhemos essa manifestação? O Evangelho nos mostra os apóstolos que seguem Jesus muito angustiados, ainda mais porque Ele não era um profeta famoso, mas era simples e servidor, que coloca a sua vida por amor a serviço dos irmãos, os apóstolos duvidaram que isso ia dar certo, e Jesus então se revela como filho de Deus, assim como Deus se revelou a Abraão”
“A igreja que nós somos, e a comunidade daqueles que ouvem Jesus, e coloca em prática o que Ele fala e coloca a sua vida nas mãos deles, assim como Abraão. Somente quando temos total confiança em Jesus, conseguimos passar pelas adversidades, pois a revelação de Cristo é transformadora. E assim é a missão do pároco, como do Padre Cristóvão, é justamente fazer a comunidade ouça Jesus, somos embaixadores de Cristo, e viemos transmitir sua mensagem. Professar a fé é tudo para nós, pois é a chave que abre a porta do céu, quem crê será salvo e o padre veio para potencializar a fé em Jesus Cristo, e a comunidade ungida pelo Espírito Santo proclama a Boa Nova”, enfatizou o bispo sobre a presença do padre na comunidade paroquial.
Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Sendo declarado oficialmente pelo bispo diocesano, o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, sendo aclamado pelos presentes com uma salva de palmas.
A comunidade agradeceu o pastoreio do Padre Valdenício Antônio, que seguiu em missão em uma nova paróquia no Paraná, e acolheu o novo pároco dando as boas vindas e reforçaram que a comunidade caminhará ao lado do presbítero para que proclamem a Boa Nova de Jesus.
Padre Cristóvão agradeceu as palavras de acolhida, e manifestou a gratidão ao bispo, que confiou a ele a missão de pastorear a comunidade e caminhar junto à Diocese de Santo André.
Conheça sobre o Padre Cristóvão Nascido em 15 de novembro de 1983 em Andrelândia (Minas Gerais), ingressou na vida religiosa em 2010 e foi ordenado sacerdote no dia 28 de novembro de 2020, pela Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion.
Teve formação teológica em Jerusalém (Israel), e antes de assumir a paróquia na Diocese de Santo André, foi administrador paroquial na Paróquia Nossa Senhora Consolata, no Rio de Janeiro.