Diocese de Santo André

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) reforça atuação das regiões pastorais

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) reuniu-se na manhã do dia 1 de abril, sábado, no 3° Andar do Edifício Sede Santo André Apóstolo.
Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, deu início a abertura da reunião, e agradeceu a presença dos membros do conselho, frisou a importância de estarem planejando as ações pastorais da diocese, e o papel de cada região para colocar em prática as ênfases para o bîenio 2022-2024 do 8° Plano Diocesano de Pastoral.
O Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves, apresentou as ênfases do 8° Plano e o planejamento para que as ações aconteçam nas regiões pastorais, como Plano de Formação Diocesana, com a criação de subsídio diocesano para a Acolhida e Missão e a Escola de Formação Permanente para o Laicato.
Um dos apontamentos do 8°Plano foi a cultura e espiritualidade do acolhimento, e que fossem criados canais de escuta nas comunidades paroquiais, para o segundo semestre os agentes com perfil para a escuta receberão formação, que será organizada pela Pastoral da Acolhida.
A atuação com o acolhimento aos enlutados e enfermos também são pontos de ação para os próximos dois anos, com acolhimento nos cemitério e uma reestruturação na Pastoral da Saúde
Focando também na consciência missionária, o COMIDI (Comissão Missionária Diocesana), realizará no mês de junho formações regionais, a fim de identificar lideranças para as visitas que aconteceram nas regiões pastorais em outubro deste ano, em decorrência ao Jubileu dos 70 anos diocesano.
O vigário para pastoral também reforçou as atividades do jubileu diocesano, enfatizando a importância da participação dos diocesanos e diocesanas na Semana de Formação que acontece de 2 a 5 de maio nas regiões pastorais, e que a programação será divulgada em breve.
Caminhando para o final, o padre explicou sobre o tríduo preparatório para a celebração dos 69 anos da diocese e cinco anos do 1° Sínodo Diocesano, que será realizado na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e cada dia foi dividido pelas regiões pastorais.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco