Diocese de Santo André

Anunciação do Senhor: A Boa Notícia!

A solenidade da Anunciação, celebrada dia 25 de março, devido à Semana Santa que este ano caiu nesta data, foi transferida para o dia 08 de abril. O que celebramos? Celebramos um momento importantíssimo da história da salvação: o milagre do encontro íntimo do divino e o humano, do tempo com a eternidade.

Antes, esta solenidade tinha como título “Anunciação de Maria”, colocando o acento na mãe de Jesus, mas após o Vaticano II se passou a chamar “Anunciação do Senhor”, fazendo sobressair o próprio Jesus, que está no centro deste mistério da encarnação: “O Verbo se fez carne a habitou entre nós” (Jo 1,14). Não é uma festa mariana, mas uma solenidade litúrgica do Senhor.

Deus escolhe para sua mãe uma jovem de Nazaré, simples e humilde, mas repleta da mais pura santidade, que é a união com Deus e a vida contemplativa na ação do dia a dia: “Maria guardava e meditava a Palavra em seu coração” (Lc 2,19). No entanto, se Jesus é o centro, ninguém mais que Maria faz parte deste centro.

O seu sim, seu “fiat”, dividiu a história da humanidade em antes e depois.

Através de seu sim, a eternidade entra no tempo, Deus entra na história humana para fazer parte dela. A anunciação é uma semente divina plantada no humano, florescerá na natividade de Jesus, e dará seu fruto maduro na Páscoa do Senhor.

Na anunciação se evidencia a santidade de Maria que consiste em cumprir a vontade de Deus. “A virtude do Altíssimo cobrir-te-á com a sua sombra, disse o Anjo a Maria. Esta sombra, na qual se esconde a virtude de Deus para gerar Jesus Cristo nas almas, é o que cada momento traz em si de deveres, de gozos ou de cruz” (J. P. Caussade). De fato, na ordem moral e sobrenatural, os deveres de cada momento, sob as obscuras aparências, encobrem a verdade da vontade divina, a única a merecer a nossa atenção.

À boa notícia da encarnação do Verbo, Maria disse seu sim. Acompanhemos Maria, dizendo a cada momento, nosso sim ao cumprimento da vontade de Deus em nossa vida. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana