A Semana Nacional da Família da Diocese de Santo André teve início com uma Hora Santa realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na noite de 9 de agosto. O momento contou com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, do assessor eclesiástico Padre Flávio Gomes de Alcântara, do vigário da catedral Padre William Maia, e do secretário episcopal Padre Camilo Gonçalves de Lima.

Participaram da celebração os membros e representantes da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, além de diversos grupos do Setor Família, incluindo as Equipes de Nossa Senhora, Comunidade Famílias Novas, Defesa da Vida, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e o Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica.

Durante sua reflexão sobre a Palavra de Deus, o bispo Dom Pedro destacou a importância da família na vida cristã:

“A Semana Nacional da Família chama nossa atenção para a realidade da família. Deus criou a humanidade como uma família, uma família humana formada por muitas. Esse é o desafio que provém da Palavra de Deus. Nosso Deus maravilhoso, Ele mesmo, nos convida a refletir sobre a família, a família do Pai, o Espírito Santo, o mistério profundo do qual somos parte na realidade criada.”

Dom Pedro continuou sua fala ressaltando o papel essencial da Igreja na promoção dos valores familiares:

“Nossa Igreja se preocupa profundamente com a família, que é a base da sociedade e da própria Igreja. A vocação familiar é algo que deve ser sempre lembrado, especialmente durante o mês de agosto, o Mês das Vocações. A família é um projeto de Deus e, como tal, deve ser vivida com amor, união e compromisso. Precisamos promover uma amizade verdadeira e recíproca dentro do casal, onde ambos se esforçam para fazer o bem um ao outro. É essa dinâmica de amor e amizade que fortalece a família e a prepara para enfrentar os desafios da vida.”

Padre Flávio incentivou as paróquias a realizarem momentos de oração e eventos durante a Semana da Família, ressaltando a importância de fortalecer os laços familiares dentro das comunidades. Ele também anunciou que a 6º Simpósio Diocesano da Família será concluída com um simpósio na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema, no dia 17 de agosto, incentivando a participação de todas as famílias e movimentos pastorais da diocese.

Ao final da Hora Santa, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Hervandro e Marluce, destacou a importância do momento de adoração para iniciar a Semana da Família, agradecendo a todos os presentes pela participação. Eles expressaram sua gratidão pelo envolvimento de todas as pastorais e movimentos, e incentivaram que todos continuem engajados nas atividades ao longo da semana, fortalecendo a fé e a unidade familiar em toda a Diocese.

O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social”. Os temas propostos para reflexão estão no subsídio Hora da Família, distribuído para que grupos em todo o país possam celebrar em casa, nas comunidades e paróquias.

Para participar do simpósio, inscreva-se no linK: bit.ly/simposiodiocesanodafamilia

Veja todas as fotos, clicando aqui.