No dia 10 de agosto, a Paróquia São Pedro Apóstolo, situada na Forania São Bernardo Rudge Ramos, acolheu seu novo pároco, Padre Flávio Gomes de Alcantara. A missa foi presidida pelo vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, delegado enviado pelo bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini.

A celebração teve início com a leitura do Decreto de Nomeação, realizada pelo Padre João Ruiz Asahi. Diante do vigário geral, o novo pároco fez sua Profissão de Fé, seguindo a disciplina eclesiástica e destacando a importância da lealdade à doutrina e ao serviço comunitário. Em seguida, aproximou-se do Padre Joel para receber o Evangeliário, simbolizando seu compromisso de proclamar a Palavra de Deus. Ao entregar o livro sagrado, Padre Joel ressaltou a importância de viver, ensinar e praticar os ensinamentos do Evangelho.

Em sua homilia, Padre Joel destacou a centralidade de Cristo na vida comunitária e a importância de estarmos unidos em torno da Eucaristia. Ele mencionou que, nos últimos domingos, a comunidade estava acompanhando o capítulo sexto do Evangelho de João, que recorda como o pão da vida une todos ao redor de Cristo. Também refletiu sobre a humanidade de Jesus, observando que Ele é incompreendido por muitos, incapazes de reconhecer sua divindade por verem sua humanidade, mas é Ele quem alimenta e fortalece para a caminhada. Padre Joel encerrou sua mensagem com palavras de encorajamento à comunidade para acolher e apoiar o novo pároco, ressaltando que é juntos que se faz o sinal visível da comunhão.

Dando continuidade ao rito de posse, Padre Flávio recebeu símbolos significativos de sua missão: as chaves da Igreja, do Sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Cada um desses elementos representa aspectos essenciais de sua responsabilidade pastoral, desde o cuidado com a casa de Deus até a administração dos sacramentos. O momento culminou com o Juramento de Fidelidade do novo pároco, um compromisso solene perante o delegado enviado pelo bispo e a assembleia. Ele foi empossado pároco, recebendo um abraço do Padre Joel e aplausos da comunidade, que o acolheu com entusiasmo e palavras calorosas. A partir daquele momento, Padre Flávio estava entre eles, comprometido a ser membro de cada família da paróquia, compartilhando todos os sofrimentos e alegrias.

No final da celebração, Padre Flávio expressou sua gratidão, agradecendo aos padres e amigos que deixaram suas paróquias para estar com ele naquele momento tão importante. Ele também agradeceu imensamente à sua família, que se fez presente, e as paróquias onde serviu anteriormente. Em relação à nova comunidade, afirmou que Deus sabe tudo e os ajudará a no anúncio do Evangelho de Jesus, e pediu o apoio de todos para o novo ciclo que se inicia.