A origem das Fake News

A difusão global da língua inglesa introduziu a expressão “fake news” no vocabulário dos povos ao redor da terra. É o novo nome para a velha “mentira”, a qual é uma bola de neve, quanto mais rola, tanto mais aumenta. Algo bem ao gosto de nossa época que julga a mentira tanto melhor, quanto mais verdadeira aparece.

Fake news, se olharmos no dicionário equivale a nossos conceitos de falso, engano, fraude, falsificação, todos estes conceitos têm como pano de fundo a mentira. Reparemos que a notícia falsa que passa por verdade tem, de fato, um famoso fundador: a serpente que tenta Adão e Eva no jardim do Paraíso (cf. Gn 3,1-7). A serpente é o diabo, “o pai da mentira (Jo 8,4).

A sedução teve lugar à sombra de uma árvore que é um símbolo, mais que uma espécie botânica: a árvore do “bem e do mal”, ou seja, os dois polos extremos, dentro dos quais se situa a lei moral, aquilo que é bom ou mal para o ser humano. É a “árvore do conhecimento!”

Esta árvore pertence a Deus e é Ele, nosso criador, que nos dá estes valores para serem vividos para nosso bem. Os valores morais nos precedem e nos superam, são mandamentos de Deus. Caminho para a felicidade. O ser humano, ao violar a lei de Deus, coloca-se no lugar de Deus, rejeitando seu Criador e tomando seu lugar.

O problema não é querer ser semelhante a Deus, isto o somos por criação, o problema é querer ser semelhante a Deus rejeitando o próprio Deus. Deus que é verdade, ao rejeitar Deus, opta-se pelo caminho da mentira e da falsidade. Simplesmente porque o homem é de natureza humana e não de natureza divina. É criatura.

Na recusa de aceitar os mandamentos da Lei de Deus, o ser humano é impulsionado pelas “fake news”, propostas pela serpente. A serpente sussurra aos ouvidos de Eva que Deus tem inveja do ser humano. Ele não deseja seu crescimento no conhecimento e na liberdade. Portanto, o ser humano é que deve decidir tudo por si mesmo, sem precisar de Deus para nada. É o ateísmo prático, celebrado por nossa cultura, cada vez mais com o nome de secularismo.

A serpente esconde de Eva que esta atitude é um ato de rebelião, que tem como consequência o “pecado original”, ou seja, a desorganização do mundo maravilhoso como Deus o criou. O mundo governado pelo homem sem Deus se torna terra de catástrofes: a terra ao invés de ser cultivada como um jardim, é explorada como uma mina de carvão, em todas as suas dimensões. O ser humano põe fogo na casa…Não é o que vivemos?

A falsidade prolifera e se propaga hoje em dia como verdade objetiva e convincente, mas na realidade, faz mal e tem consequências devastadoras. Os mentirosos estão na origem de todos os crimes que assolam a terra, dizia Plutarco, sábio da Grécia antiga. Há pessoas que mentem pelo prazer de mentir, porque a mentira se torna também um vício. Assim temos hoje uma comunicação doente com a doença da “fake news”, que é a mentira com aparência de verdade. O mentiroso quer sempre ter razão, apesar dos desmentidos que evidenciam a mentira. É o que vemos nas redes sociais todo dia.

Porém, a consciência humana só encontra repouso na verdade. Quem mente, ainda que não seja descoberto, tem em si próprio a punição: a degradação de sua consciência nesta vida. E na eternidade: “o lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21,8).

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional