Diocese de Santo André

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Na noite do dia 24 de dezembro, a Catedral Nossa Senhora do Carmo reuniu fiéis para celebrar o Natal do Senhor. A Missa da Noite de Natal, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo vigário geral e pároco Padre Joel Nery, trouxe não apenas o brilho da solenidade, mas também gestos que marcaram profundamente os corações presentes.

A cerimônia teve início com o Anúncio do Natal, um momento solene que recorda o cumprimento das promessas divinas desde a criação do mundo. Durante o rito, ecoou a proclamação: “Na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”. Em seguida, Dom Pedro revelou a imagem do Menino Jesus, que estava cuidadosamente envolta, simbolizando o mistério do nascimento de Deus feito homem. Este gesto convidou todos a contemplarem com reverência o grande presente do Pai à humanidade.

Na homilia, Dom Pedro destacou que o Natal é muito mais que uma recordação histórica, sendo a celebração de algo vivo, que acontece no hoje da história. Ele relembrou o Evangelho, que narra a luz divina envolvendo os pastores e os guiando ao encontro do Menino:

“Essa luz de Natal não é fria como um holofote, mas aquece os corações com doçura e alegria. Ela nos lembra que a graça de Deus apareceu, trazendo salvação para toda a humanidade. Nasceu para nós um Menino, e com Ele veio o amor gratuito e transformador de Deus.”

O bispo também enfatizou que o nascimento de Jesus revela a predileção divina pelos humildes:

“Deus não se manifesta no poder ou na fama, mas na pobreza e simplicidade. É aos pequenos que o mistério da Encarnação se revela primeiro.”

Ele ainda destacou o compromisso cristão de levar a mensagem de Jesus às próprias vidas e à sociedade:

“Hoje, Deus nos convida a levantar o olhar e contemplar sua glória que se manifesta na humildade deste Menino, para que sejamos instrumentos de justiça, paz e reconciliação”. (leia a homilia completa, clicando aqui)

Durante a Profissão de Fé, ao proclamar as palavras “E se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”, toda a assembleia junto com o bispo, em gesto uníssono, ajoelhou-se diante do Menino Jesus, expressando uma profunda reverência ao mistério da Encarnação.

Ao término da celebração, Dom Pedro, com o Menino Jesus em seus braços, caminhou em procissão até o presépio montado na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, colocando-o na manjedoura, completando o quadro da Natividade.

Por fim, Dom Pedro e Padre Joel, dirigiram-se aos presentes, agradecendo a presença de todos e desejando um Feliz e Santo Natal repleto de bênçãos, paz e alegria

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo