Diocese de Santo André

Celebração Eucarística finaliza formação nas dez regiões

Com o objetivo de promover a unidade e a comunhão da Igreja Católica no Grande ABC, a formação itinerante “Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico” para coordenadores e ministros extraordinários finalizou na manhã de sábado (23/11), o itinerário por todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André. A última região a receber o encontro, que dura cerca de três horas e aborda todos os ritos da missa, foi Rio Grande da Serra, na Paróquia São Sebastião.

8º Plano de Pastoral

De acordo com o assessor da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, Pe.Gonise Portugal, a ideia dessa celebração de formação foi motivada pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, a fim de que todas as 106 paróquias e quase 264 capelas e comunidades tenham a mesma comunicação nas missas, com o objetivo de aprofundar a linguagem litúrgica, o zelo pela eucaristia, por todos os sacramentos da igreja, pelos ministérios extraordinários, o bom decoro das  celebrações e o canto litúrgico. “Explicamos parte por parte da missa. Porque liturgia é comunicação, liturgia é poesia como nos frisamos bem. A liturgia não é do padre, do bispo. É da igreja. E nós estamos a serviço da liturgia. Somos servos da liturgia. A liturgia é tradição da igreja. Tem que ter esse fio condutor, essa unidade. Não posso fugir daquilo que é o ensinamento da igreja, ou seja, mostrar aquilo que é correto e a nossa comunicação com o sagrado”, elucida o pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo.

A Celebração Eucarística: Caminho Catequético, Litúrgico e Mistagógico para coordenadores e ministros extraordinários atende, principalmente, aos itinerários 1,2 e 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento. Aborda a convivência e oração comunitária; oferece formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus; e traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher.

Encontro formativo

Com o tema “A Espiritualidade dos Ministros dos Enfermos”, o 4º Encontro Formativo de 2019 para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André acontece na noite de quarta-feira (27/11), às 20h, no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense. A palestra será proferida pelo seminarista Cauê Ribeiro.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor