Pe. Everton Gonçalves Costa

Paróquia Sagrada Família
Forania SBC – Anchieta
Vigário Episcopal para Pastoral

Pe. Everton Gonçalves Costa, nascido em 14/10/1988 no município de Guarulhos - SP, filho de Maria José e Abraão, filho do meio, possui duas irmãs: Mychelle e Meire-Helen. Foi batizado em 15 de janeiro de 1989 na Paróquia Santo Antônio em São Paulo, Diocese de São Miguel Paulista. Ainda com 2 anos de idade mudou-se para Mauá, onde viveu até seu ingresso no Seminário da Diocese de Santo André.

Sua paróquia de origem é a São Pedro Apóstolo em Mauá, onde fez a 1ª Comunhão e a Crisma. Ingressou na Casa do Propedêutico no ano de 2007, com 18 anos, e percorreu todo o processo formativo na Diocese de Santo André, sendo ordenado diácono em 7 de fevereiro de 2015, sendo designado para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - SBC para vivência do ministério diaconal. Foi ordenado presbítero em 18 de julho de 2015 por Dom Nelson Westrupp.

Como presbítero já serviu como vigário paroquial na Paróquia São João Batista do Rudge Ramos, Administrador e Pároco da Paróquia Santa Luzia em Ribeirão Pires e desde 2019 é pároco da Paróquia Sagrada Família em São Bernardo do Campo, estando também, neste ano de 2024, temporariamente como administrador da Paróquia Jesus de Nazaré.

Além do ofício junto às paróquias, desde 2016 auxiliou junto ao Seminário Diocesano, sendo professor no Propedêutico, Diretor de Estudos da Casa de Teologia, e membro do Conselho de Formadores. No campo pastoral foi assessor junto à Comissão de Animação Bíblico Catequética em 2016, Promotor Vocacional da Diocese, cuidando da pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional - SAV de 2017 a 2022. Desde 2022 até o momento exerce a missão de Vigário Espiscopal para a Coordenação de Pastoral/Coordenador Diocesano de Pastoral.

Para melhor servir à Diocese e suas necessidades, além da formação inicial de licenciatura em Filosofia na UNIFAI (2010) e bacharelado em Teologia, na PUC-SP (2014), fez uma especialização em Teologia para Formadores de Seminários na Faculdade Dehoniana (2023), e está atualmente cursando Mestrado em Teologia na PUC-SP com pesquisa em eclesiologia e pastoralidade.