Nascido em 19 de março de 1942, na cidade de Trento, na Itália, Frei Diogo ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais ainda jovem, vindo para o Brasil, onde foi ordenado sacerdote no dia 3 de setembro de 1967, no Santuário Senhor do Bonfim, por Dom Jorge Marcos de Oliveira.
Com simplicidade e ardor missionário, exerceu seu ministério em diversas paróquias nos estados de São Paulo e Paraná. Em nossa Diocese, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Aparecidinha, no Santuário Senhor do Bonfim e na Paróquia Maria Imaculada, na época capela, além de ter colaborado com zelo no Riacho Grande.
Editor por mais de 17 anos da Revista O Mensageiro de Santo Antônio, Frei Diogo também se destacou como autor e compositor, deixando canções que marcaram gerações, como “Telefone de Deus” e “Fica comigo, Senhor”. Nos últimos anos, residia no Convento São José de Copertino, em São Bernardo do Campo, onde atuava como Assistente Espiritual da Ordem Franciscana Secular (OFS) e Cooperador da Milícia da Imaculada (MI).
No ano em que completaria 58 anos de ordenação sacerdotal, sua páscoa aconteceu justamente no final de semana em que a Igreja no Brasil celebrou a vocação dos ministros ordenados – vocação que ele viveu com fé, generosidade e profundo amor à Igreja.