Pe. Marcos Vinícius W. da Silva

4.08.2018
Paróquia São Camilo de Léllis
Forania Santo André – Utinga
Coordenador do Setor Jurídico - Imobiliário - Obras e Coordenador do Departamento de Comunicação

Marcos Vinicius Wanderlei da Silva nasceu em São Bernardo do Campo e desde a infância foi instruído na fé católica, embora inicialmente sem um contato sistemático com a Igreja. Aos poucos, porém, desenvolveu uma forte relação com a religiosidade, influenciado principalmente por momentos significativos de fé.

Uma experiência que marcou profundamente Marcos, fortalecendo sua fé na ação de Deus em sua vida desde tenra idade, foi quando criança, em um clube náutico distante da sede social, a família de Marcos se viu presa dentro de um carro em uma rampa íngreme, durante uma chuva torrencial. Seu pai tentava, sem sucesso, ligar o carro para sair dali com segurança. Aos quatro anos, Marcos, no banco traseiro, sentiu uma convicção profunda de que suas orações seriam ouvidas por Deus. Com uma fé simples e pura, ele encorajou seu pai a tentar novamente, assegurando-lhe que Deus ajudaria. Após a insistência de Marcos, o carro voltou a funcionar normalmente, permitindo que a família deixasse o local em segurança.

Sua conexão com a Igreja se intensificou ao longo da adolescência, quando começou a participar ativamente de atividades na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Santo André e posteriormente na Capela São Jorge. A vivência na comunidade e o serviço no altar como coroinha foram momentos marcantes que alimentaram sua vocação.

A partir da adolescência, Marcos sentiu o chamado vocacional de forma gradual, especialmente ao se envolver na equipe de liturgia, coordenar atividades pastorais como a Pascom e participar de grupos de música e artes. No entanto, inicialmente resistiu à clareza desse chamado, buscando discernimento através de conversas com seus párocos e momentos de reflexão pessoal.

Após períodos de acompanhamento vocacional e algumas dúvidas ao longo do caminho, Marcos finalmente decidiu seguir a vocação ao sacerdócio. Ele entrou no seminário em 2010, iniciando sua formação na casa propedêutica e posteriormente estudando filosofia e teologia. Durante esse período, serviu em várias paróquias da Diocese, onde desenvolveu sua prática pastoral e continuou a amadurecer espiritualmente.

Marcos foi ordenado diácono em 23 de dezembro de 2017 na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem e presbítero na Paróquia Santo Antônio em 4 de agosto de 2018. Iniciou seu ministério como vigário na Catedral Nossa Senhora do Carmo de agosto de 2018 a fevereiro de 2019. Posteriormente, assumiu como administrador da Paróquia São Geraldo Magella na Forania Santo André Leste. Em março de 2021, foi nomeado pároco da Paróquia São Camilo de Léllis, onde continua seu serviço até o momento presente.

Além de seu trabalho pastoral direto, Marcos também contribui nos setores jurídico, patrimonial e obras da Diocese. Ele é ativo na área da Comunicação, assumindo inclusive a pastoral da Comunicação como um de seus assessores diocesanos.

Marcos Vinicius Wanderlei da Silva continua a servir a Deus e à comunidade com dedicação e amor, seguindo sua vocação com entusiasmo e comprometimento.