Diocese de Santo André

Comunicados Oficiais

🖌Levamos ao conhecimento de todo povo de Deus que Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André, no uso de suas atribuições, assinou os seguintes documentos:📃

Setembro

  • Prot. 3554/35 – 13/09/2024: Decreto dos Estatutos e Orientações – Conselhos Pastorais e Administrativos (Edição Revisada e atualizada).
  • Prot. 3555/35 – 13/09/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de três anos.
  • Prot. 3551/35 – 11/09/2024: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Superior Geral (cf. cân. 682 §1), concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem na Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Pe. Victor Miranda Alves, NDS, religioso-presbítero da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério.
  • Prot. 3552/35 – 11/09/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santo Antônio – Jardim Santo Antônio, em Santo André – SP, pelo período de três anos.
  • Prot. 3553/35 – 11/09/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Menino Jesus – Bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Agosto

  • Prot. 3546/35 – 30/08/2024: Decreto de Suspensão do Uso de Ordem na Diocese de Santo André do Pe. Jadeílson José da Silva.
  • Prot. 3547/35 – 30/08/2024: Atendendo ao pedido, por escrito, do Superior (cf. cân. 682 §1) e do próprio interessado, concedemos por meio deste documento, o Uso de Ordem na Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Pe. André de Toledo Alves, presbítero pertencente a  Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano “Missão Belém”, e incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes – SP, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério. O referido padre desenvolve seu trabalho pastoral na Casa de Formação da Associação, “Escola de Missão”, situada à rua Prefeito Justino Paixão, nº. 354, Vila Lopes, em Rio Grande da Serra – SP.

 

  • Prot. 3543/35 – 21/08/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia São Geraldo Magella – Jardim Petrini, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Sidinei Antoniasi, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.

 

  • Prot. 3532/35 – 14/08/2024: Por este Decreto, estabelecemos segundo as normas dos cânones 265, 267 e 693 do CDC que, a partir da data subscrita, o Revmo. Sr. Pe. Alcides Ribeiro Filho fica incardinado à Diocese de Santo André, estando doravante absoluta e definitivamente incorporado à mesma, fazendo parte de seu Presbitério perpetuamente, com todos os deveres e direitos, conforme as normas contidas no Código de Direito Canônico e os usos e costumes de nossa Diocese (cf. Diretório dos Presbíteros). Exortamos o referido clérigo para que viva a “diocesaneidade”, sua nova identidade, como pertença e amor para com sua diocese, seu bispo e presbitério.
  • Prot. 3533/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Alcides Ribeiro Filho, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo – Parque São Vicente, em Mauá – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3534/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Soares Rodrigues, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Judas Tadeu – Jardim Caçula, em Ribeirão Pires – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3535/35 – 14/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Eliano Bispo dos Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São José – Vila Assis Brasil, em Mauá – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3536/35 – 14/08/2024: Por este decreto, determinamos uma Visita Canônica de um delegado nosso, o Revmo. Sr. Pe. João Aroldo Campanha, Vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, ao Grupo intitulado Discípulas da Mãe de Deus, a fim de conhecer melhor sua história, carisma e propósitos, vendo assim a possibilidade de integrá-lo no conjunto da Igreja Particular de Santo André, e, caso contrário, após analisar o Relatório desta a visita, emitir um juízo que impossibilite confundir: a) grupos que caminham por conta própria, autônomos da orientação episcopal e eclesial passando-se por legítimos, b) com grupos ligados à Igreja sob a égide da autoridade apostólica do Bispo, coadjuvado pelo Presbitério. Esclarecemos e exortamos, o referido grupo que: não deve, por questão de veracidade e coerência, seus membros, enquanto não obtiverem as devidas aprovações, como pede o Direito, a fim de estarem em comunhão com a Igreja, viverem e adotarem costumes, como se já fossem reconhecidas oficialmente e publicamente como religiosas, inclusive recebendo novos membros para “noviciado ou postulantado”, vivenciando publicamente nas igrejas os ritos e práticas das ordens e congregações devidamente constituídas, sem que sejam suas Constituições devidamente aprovadas, após a devida regularização canônica de sua situação na Igreja. Esta advertência é feita com paternal desejo de que sabendo esperar o tempo de Deus se possa chegar a bom termo e evitar ao mesmo tempo sanções cabíveis (cf. CDC cân. 1371 § 2). Que a Virgem Santíssima, Mãe de Deus, possa iluminar a todos e em especial o Visitador nomeado, para que prevaleça com discernimento e amor à Igreja o que for para maior glória de Deus.
  • Prot. 3537/35 – 14/08/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Eldorado, em Diadema – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Eduardo de Alcântara, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3538/35 – 14/08/2024: Fazemos saber que, para melhor atendimento das necessidades pastorais e espirituais da parcela do povo de Deus que vive em nossa Diocese de Santo André, especificamente na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de São Bernardo do Campo – SP, e para melhor articular as ações pastorais na Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos; Após ter dialogado e ouvido o parecer favorável do Administrador Paroquial da referida Paróquia, dos Vigários Forâneos das Foranias São Bernardo do Campo – Centro e São Bernardo do Campo – Rudge Ramos, bem como os Párocos, Administradores Paroquias e Diáconos Permanentes das respectivas Foranias, e por fim do Conselho Diocesano de Presbíteros, por meio deste documento, havemos por bem determinar a mudança na configuração da seguinte Forania: a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja igreja matriz está situada na Rua Maria Adelaide Lima Quelhas, nº 100, Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo do Campo – SP, passa a partir desta data a pertencer a Forania São Bernardo do Campo – Rudge Ramos.
  • Prot. 3539/35 – 14/08/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São Benedito – Bairro dos Casa, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de até 1º de maio de 2026.
  • Prot. 3521/35 – 02/08/2024: Decreto de aceitação da Renúncia – Sendo que no ordenamento jurídico da Igreja consta que: “Qualquer um, cônscio de si, pode renunciar a um ofício eclesiástico por justa causa” (cf. CIC cân. 187), sendo que a mesma, necessita para ter validade, ser feita por escrito à autoridade competente (cf. CIC cân. 189), e ainda, o pároco cessa seu ofício por renúncia apresentada pelo próprio pároco a qual, para ter valor, deve ser aceita pelo Bispo (cf. CIC cân. 538 §1); Tendo o Revmo. Sr. Pe. Adriano Pereira da Silva, sacerdote incardinado em nossa Diocese, apresentado à minha pessoa, pessoalmente e por escrito, a renúncia ao ofício de pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Vila Santa Luzia, em São Bernardo do Campo – SP (documento datado de 31/07/2024), em virtude de sua participação no pleito eleitoral deste ano; Assim sendo, por este documento fica aceito o pedido de dispensa do ofício de pároco, ficando o referido sacerdote renunciante, dispensado deste ofício e suas obrigações, no que disporemos sem tardar sua substituição.
  • Prot. 3522/35 – 02/08/2024: Decreto de Suspensão do Exercício do Ministério e Uso de Ordem – A Santa Mãe Igreja na sua sabedoria dispõe que “Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no poder civil” (CDC cân. 285 §3), entendendo-se por poder civil, o legislativo, judiciário e executivo tanto em nível federal, estadual ou municipal. Dispondo ainda que, os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais (cf. CIC cân. 287 §2); A Igreja se entende a si mesma como mistério de “unidade de todo o gênero humano” (LG 1), por isso, pede que os clérigos, que ostentam uma representação especial dela, se abstenham de tudo o que pode ser mecanismo de divisão da comunidade eclesial; Assim sendo, tendo o Revmo. Sr. Pe. Adriano Pereira da Silva, sacerdote incardinado em nossa Diocese, entregue a minha pessoa por escrito, pedido de licença por tempo indeterminado, para participar do pleito eleitoral deste ano de 2024, no Município de São Bernardo do Campo; Após consultar o Conselho Diocesano de Presbíteros, concedemos a licença solicitada, na condição de que o referido sacerdote se afaste de suas funções ministeriais, enquanto durar sua participação na política partidária, disputa eleitoral e exercício de qualquer cargo político que possa vir a ocupar; Pelo que, respeitando a escolha feita livremente pelo sacerdote, fica o mesmo, pelo presente documento, suspenso do exercício do ministério e uso de ordem em todo o território da Diocese de Santo André, de todos os cargos e atribuições ministeriais que tem em nossa Igreja Particular, mormente o ofício de pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Município de São Bernardo do Campo. Podendo, no entanto, celebrar em privado a santa missa e ouvir a confissão dos fiéis em perigo de morte (cf. CIC cân. 986 § 2). Este decreto entra em vigor na data de sua publicação e terá validade, enquanto não ordenarmos o contrário.
  • Prot. 3523/35 – 02/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Flávio Gomes de Alcântara, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Santa Luzia, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3524/35 – 02/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Décio Rocco Gruppi, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Santo Antônio – Jardim São Caetano, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3525/35 – 02/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Sidcley Alves Machado, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Santa Maria, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3526/35 – 02/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Wilton Maximiliano Mota, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia São Felipe Apóstolo – Parque das Américas, em Mauá – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3527/35 – 02/08/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Gustavo Laureano Pinto, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia Jesus de Nazaré – Vila São José, em São Bernardo do Campo – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. A posse realize-se na missa vespertina do dia 25/08/2024, na igreja matriz (cf. cân. 527 §3).
  • Prot. 3528/35 – 02/08/2024: Revogação de Suspensão “Ex Officio” – Tendo sido o Revmo Sr. Diácono Permanente Haroldo Bezerra, suspenso “ex ofício”, em virtude da instauração de uma Investigatio Praevia por nós determinada ao Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André (cf. Prot. 3425/35), mediante denúncia apresentada em desfavor do mesmo; Tendo sido realizada a devida investigação, conforme determinam as leis eclesiásticas da Igreja no seu ordenamento jurídico, tanto universal como particular, sendo que, após ouvir as várias pessoas convocadas para tal, não se encontrou nem consistência nas denúncias e nem provas que pudessem incriminar a pessoa do clérigo, conforme nos foi comunicado pelo Tribunal Eclesiástico Diocesano; Assim sendo, fica revogada a suspensão do uso de ordem, podendo o referido diácono retomar suas atividades pastorais, na paróquia Santa Maria, em São Bernardo do Campo, onde está provisionado para o exercício do seu ministério.

Julho

  • Prot. 3509/35 – 29/06/2024: Atestado de Ordenação Diaconal – Em conformidade com o Código de Direito Canônico (cân. 1053§ 2), aos 29 de junho de 2024, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, em Solene Celebração Eucarística, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, Centro, em Santo André – SP, presidida pelo Bispo Diocesano de Santo André, foi Ordenado Diácono Permanente o Sr. Sidney Pinto do Nascimento, na presença de parte do Clero da Diocese, familiares e demais fiéis leigos.
  • Prot. 3510/35 – 29/06/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia São Jorge – Cidade São Jorge, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Sidney Pinto do Nascimento, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3511/35 – 03/07/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia São Camilo de Léllis – Vila Camilópolis, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Celso Luís Saís, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3512/35 – 03/07/2024: Decreto sobre diretrizes para o ato de entrega e recebimento de paróquia, quando da sucessão de pároco ou Administrador Paroquial. (leia o documento na íntegra aqui)
  • Prot. 3513/35 – 03/07/2024: Fazemos saber que, tendo a Comissão Diocesana de Diáconos (CDD) até o presente momento como Coordenador o Diác. Celso Luís Sais e o Vice-Coordenador o Diác. Marcelo Cavinato, por meio deste documento, após consulta aos supracitados diáconos, realizamos a alteração em seus ofícios, nomeando o Revmo. Sr. Diác. Marcelo Cavinato como Coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos e o Revmo. Sr. Diác. Celso Luís Sais como Vice-Coordenador. Os demais membros da referida Comissão, que tem o Bispo Diocesano como presidente, permanecem em seus respectivos cargos, a saber: Pe. Rogério Duarte Irmão (Padre Assessor dos Diáconos); Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Formador); Diác. Gilberto Cavignato (Secretário); Diác. Sidinei Antoniasi (Tesoureiro), enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3514/35 – 03/07/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso – Bairro Paraíso, em Santo André – SP, devido a mudança de membros, pelo período de até 16 de julho de 2025.

Maio

  • Prot. 3418/35 – 14/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Augusto César Casimiro de Andrade, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3419/35 – 14/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Judas Tadeu – Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3420/35 – 14/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Alexandre Costa Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Bairro Nova Gerti, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3421/35 – 14/05/2024: Fazemos saber que, o Revmo. Sr. Diác. Ivo Marino, diácono permanente em nossa Diocese desde 30/06/2006, atualmente com Uso de Ordem, nos últimos seis anos e dez meses, na Paróquia Santa Maria, Bairro Demarchi, no munícipio de São Bernardo do Campo, solicitou ao Bispo licença por motivos pessoais e particulares, no qual durante este tempo, será acompanhado pela Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes. Sendo assim, para o bem do clérigo, concedemos por este documento a licença por tempo indeterminado. Que Deus o ajude e Maria Santíssima interceda por ele.
  • Prot. 3422/35 – 14/05/2024: Decreto de alteração da designação de Regiões Pastorais para Foranias: Tendo sido acolhida, favoravelmente, pelo Conselho de Presbíteros e pela Coordenação de Pastoral Diocesana, a proposta de mudar a designação das dez Regiões Pastorais de nossa Diocese para Foranias, e posterior aprovação do Clero; a partir da data deste documento, passam as atuais Regiões Pastorais a serem designadas Foranias (cf. CDC cân 374§2) e os Coordenadores Regionais de Pastoral, Vigários Forâneos, com os respectivos direitos e deveres (cf. CDC cân 553-555), sendo os mesmos indicados pelo clero das Foranias, recomendando-se a consulta ao CRP das Regiões, apresentados, aprovados e nomeados pelo Bispo.  Em caso de vacância do cargo fica válido o que consta no Art. 21 do Estatuto do Coordenador Diocesano de Pastoral e Coordenadores de Região Pastoral. Os Vigários Forâneos, quando nomeados pelo Bispo, passam a fazer parte do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto do Coordenador Diocesano de Pastoral e Coordenadores de Região Pastoral Art. 6º). E ainda, adapte-se com esta nova designação ou nomenclatura, o atual Estatuto do Coordenador Diocesano de Pastoral e Coordenadores de Região e Estatuto de Conselho Regional de Pastoral e outros documentos do Direito particular de nossa Diocese.
  • Prot. 3423/35 – 14/05/2024: Nomeação da Comissão para Revisão da Côngruas dos Presbíteros, composta pelos seguintes membros: Pe. Joel Nery (Coordenador). Pe. Vagner Franzini (Vice-Coordenador), Pe. José Aparecido Cassiano (Secretário), Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, Pe. Everton Gonçalves Costa, Pe. Ryan Mathew Holke e Pe. João Aroldo Campanha, presbíteros incardinados em nossa Diocese, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3412/35 – 10/05/2024: Fazemos saber que, diante da necessidade apresentada pelo Revmo. Sr. Pe. Jadeílson José da Silva, presbítero incardinado de nossa Diocese, até o momento, Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, Jardim Santo Antônio, no município de Santo André – SP; Mediante diálogo com o mesmo, realizado por membros da Pastoral Presbiteral e o Bispo Diocesano, tendo o presbítero, já em tratamento terapêutico por sua iniciativa, aceito realizar um período de revitalização física e ministerial, revigorando suas forças para o melhor exercício do ministério em um Centro Terapêutico para sacerdotes; Sendo que para este fim, torna-se necessário o afastamento para tratamento de saúde e o bem-estar do presbítero, pelo que concedemos a devida licença necessária, pelo período de um ano, de 13/05/2024 até 13/05/2025, para seu respectivo restabelecimento (cf. CDC c. 283 §1; cf. Diretório dos Presbíteros Art.35). Que Maria Santíssima, a mãe dos sacerdotes interceda por este estimado padre, para que tenha um rápido restabelecimento.
  • Prot. 3413/35 – 10/05/2023: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Eduardo Antônio Calandro, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio – Jardim Santo Antônio, em Santo André – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Sem prejuízo de seu ofício como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santo André. A tomada de posse se dará pela leitura da presente nomeação nas missas dominicais (cf. cân. 527§2).
  • Prot. 3314/35 – 10/05/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia Santo Antônio – Jardim Santo Antônio, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Diác. José Roberto Storniolo, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3406/35 – 08/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco-Reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida – Paulicéia, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. A posse realize-se na igreja matriz no dia 26/05/2024 na missa das 10h (cf. cân. 527 §3).
  • Prot. 3407/35 – 08/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Alex Sandro Camilo, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia São Geraldo Magella – Vila Guaraciaba, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. A posse realize-se na igreja matriz no dia 26/05/2024 na missa das 18h (cf. cân. 527 §3).
  • Prot. 3408/35 – 08/05/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Vagner Franzini, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Pessoal São Miguel da Colônia Alemã (Sociedade São Miguel) – Vila Bastos, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. Em vista da realidade peculiar da Sociedade São Miguel, o pároco será membro da Diretoria Administrativa, para que a mesma seja devidamente representada (cf. Estatutos art. 25-28, aprovado em 02 de novembro de 2003). Sem prejuízo de seu ofício como Pároco da Paróquia São José Operário, em Santo André.
  • Prot. 3409/35 – 08/05/2023: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Antonio Alexandre Oliveira da Silva, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge – Cidade São Jorge, em Santo André – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. A posse realize-se na igreja matriz no dia 25/05/2024 na missa das 18h30 (cf. cân. 527 §3).
  • Prot. 3410/35 – 08/05/2024: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Superior Provincial (cf. cân. 682 §1), concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem na Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Pe. Elizeu da Conceição, CSS, religioso-presbítero da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério.
  • Prot. 3411/35 – 08/05/2024: Fazemos saber que, em vista da organização e articulação da Pastoral de Conjunto em nossa Igreja Particular, por este documento nomeamos o Revmo. Sr. Pe. Diego das Dores Gonzaga, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Assessor Diocesano da Pastoral da Criança, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.

Abril

  • Prot. 3381/35 – 20/04/2024: Atestado de Ordenação Presbiteral: Em conformidade com o Código de Direito Canônico (cân. 1053 §2), aos 20 de abril de 2024, em Solene Celebração Eucarística, na Quadra da Escola Estadual Antonieta Borges Alves, no território da Paróquia Cristo Rei, em Diadema – SP, presidida pelo Bispo Diocesano de Santo André, foi Ordenado Presbítero o Diácono João Vitor Ferreira Barboza, OMI, religioso professo na Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, na presença de padres, fiéis e familiares.
  • Prot. 3382/35 – 21/04/2024: Ata de dedicação da igreja Matriz da Paróquia São José Operário, Jardim Itapeva, em Mauá.
  • Prot. 3383/35 – 24/04/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Jesus Bom Pastor – Jardim Bom Pastor, em Santo André – SP, pelo período de três anos.
  • Prot. 3384/35 – 24/04/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Casa Grande, em Diadema, pelo período de até 13 de abril de 2026.
  • Prot. 3385/35 – 24/04/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, pelo período de três anos.
  • Prot. 3379/35 – 08/04/2024: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Ministro Provincial (cf. cân. 682 §1), concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Zaira, em Mauá – SP ao Revmo. Sr. Pe. Bruno Alves Coelho, CSsR, religioso-presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano, o Pároco local e o Presbitério.
  • Prot. 3380/35 – 08/04/2024: Atendendo as orientações da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e do Código de Direito Canônico (cf. câns. 1029 e 1034) no que se refere ao escrutínio e a idoneidade dos candidatos às Ordens Sacras, depois de ter realizado todas as diligências legais e ouvido o parecer da Direção da Escola Diaconal e do Conselho de Presbíteros, e tendo sido comprovada a idoneidade do Leitor/Acólito Sr. Sidney Pinto do Nascimento, decretamos que o mesmo será ordenado Diácono Permanente, durante a Celebração Eucarística, no dia 29 de junho de 2024, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, Centro, em Santo André – SP. Pela referida ordenação diaconal, o mesmo se tornará clérigo e ficará incardinado à Igreja Particular de Santo André, para cujo serviço será promovido (cf. CDC cân. 266 §1), devendo exercer o ministério de forma permanente na Diocese de Santo André, para a qual será ordenado.

Março

  • Prot. 3371/35 – 27/03/2024: Atendendo as orientações da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no que diz respeito ao escrutínio e da idoneidade dos candidatos às Ordens Sagradas (cf. cân. 1051) e, após realizar todas as diligências legais, tendo sido pedido cartas testemunhais ao clero (cf. cân. 1051 §2), conforme ofício de 08 de fevereiro de 2024, com resultado favorável, e tendo ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Formadores, portanto, verificado a idoneidade do Revmo. Sr. Diác. Diego das Dores Gonzaga, Decretamos que o mesmo seja ordenado Presbítero no dia 27 de abril de 2024, às 9h, na Paróquia São João Batista, Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP.
  • Prot. 3372/35 – 27/03/2024: Atendendo as orientações da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no que diz respeito ao escrutínio e da idoneidade dos candidatos às Ordens Sagradas (cf. cân. 1051) e, após realizar todas as diligências legais, tendo sido pedido cartas testemunhais ao clero (cf. cân. 1051 §2), conforme ofício de 08 de fevereiro de 2024, com resultado favorável, e tendo ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Formadores, portanto, verificado a idoneidade do Revmo. Sr. Diác. Gustavo Laureano Pinto, Decretamos que o mesmo seja ordenado Presbítero no dia 27 de abril de 2024, às 9h, na Paróquia São João Batista, Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP.
  • Prot. 3373/35 – 27/03/2024: Atendendo as orientações da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no que diz respeito ao escrutínio e da idoneidade dos candidatos às Ordens Sagradas (cf. cân. 1051) e, após realizar todas as diligências legais, tendo sido pedido cartas testemunhais ao clero (cf. cân. 1051 §2), conforme ofício de 08 de fevereiro de 2024, com resultado favorável, e tendo ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Formadores, portanto, verificado a idoneidade do Revmo. Sr. Diác. Willian Maia Gomes Leite, Decretamos que o mesmo seja ordenado Presbítero no dia 27 de abril de 2024, às 9h, na Paróquia São João Batista, Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP.
  • Prot. 3374/35 – 27/03/2024: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Superior Geral (cf. cân. 682 §1), concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem na Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Pe. Espedito Leonardo de Lima, NDS, religioso-presbítero da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério.
  • Prot. 3375/35 – 27/03/2024: Fazemos saber que, atendendo ao pedido do Superior Geral (cf. cân. 682 §1), concedemos, por meio deste documento, o Uso de Ordem na Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Diác. Nayon Nigel da Silva Melo Cezar, NDS, religioso da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, para que possa celebrar, pregar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Santo Batismo e assistir os Matrimônios “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério.
  • Prot. 3369/35 – 19/03/2024: Por este decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. Antonio de Pádua de Souza, presbítero incardinado da Diocese de Santo André (SP) no Brasil, (ex-membro da extinta Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano – Missionários da Imaculada Padre Kolbe – MIPK) transferido legitimamente para a Diocese de Dourados (MS) no Brasil, tendo a mim entregue por escrito o pedido de excardinação (cf. CDC cân. 269 §3º), no qual alega as causas justas, que o levaram a fazer tal pedido (cf. CDC cân. 270), por este documento devidamente assinado por mim (cf. CDC cân. 267), fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Dourados (MS), com todos os deveres e direitos, na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma. (leia o documento de incardinação na Diocese de Dourados)
  • Prot. 3370/35 – 19/03/2024: Por este decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. Hernanni Pereira da Silva, presbítero incardinado da Diocese de Santo André (SP) no Brasil, (ex-membro da extinta Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano – Missionários da Imaculada Padre Kolbe – MIPK) transferido anteriormente, a seu pedido, para a Diocese de Uberlândia (MG) no Brasil para um período “ad experimentum”, e que através de tratativa entre o Bispo Diocesano da referida Diocese, Dom Paulo Francisco Machado, ao qual o presbítero entregou por escrito o pedido de incardinação na Diocese de Uberlândia e excardinação da Diocese de Santo André (cf. CDC cân. 269 §3º), no qual alega as causas justas, que o levaram a fazer tal pedido (cf. CDC cân. 270), por este documento devidamente assinado por mim (cf. CDC cân. 267), fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Uberlândia (MG), com todos os deveres e direitos, na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma. (leia o documento de incardinação na Diocese de Uberlândia)
  • Prot. 3365/35 – 12/03/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos – Vila Rica, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Pe. Américo Veccia, crs, religioso-presbítero da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos do Brasil, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Pároco local, com o Bispo Diocesano e o Presbitério.
  • Prot. 3366/35 – 13/03/2024: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Rudge Ramos, após a renúncia, por documento datado de 09/03/2024, do Revmo. Sr. Pe. Adriano Pereira da Silva, do Ofício de Coordenador Pastoral da referida Região Pastoral (cargo que exerce a dois anos e três meses até esta data); Conforme Art. 21 do Estatuto do Coordenador Diocesano de Pastoral e Coordenadores de Região Pastoral – Documentos da Vida Presbiteral: “Em caso de vaga do eleito, compete ao bispo nomear o novo presbítero para a função”. Nomeamos como Coordenador Regional da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Rudge Ramos (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Alexandre Costa Santos, presbítero incardinado de nossa Diocese, para concluir o período que falta para o término deste mandato, que se encerra em 26/12/2024, tornando-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (idem. Art. 14.); Tendo sido ele o 2º mais votado quando da escolha do anterior.
  • Prot. 3363/35 – 06/03/2024: Fazer saber que, mediante petição do seu Ministro Provincial (cf. CDC cân. 158) e, atendendo às necessidades dos fiéis e ao bem pastoral da Paróquia Santo Antônio – Vila Alpina, em Santo André – SP, nomeamos para o ofício de Pároco (cf. CDC 519-538) o Revmo. Sr. Pe. Frei Sérgio de Araújo, OFM Cap, religioso-presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3364/35 – 06/03/2024: Por esta nomeação, designamos para realizar, durante o período quaresmal do ano corrente, a Visita Pastoral na Paróquia Santo Antônio, Jardim Santo Antônio, em Santo André-SP, o Revmo. Sr. Pe. João Aroldo Campanha, presbítero incardinado de nossa Diocese, conforme o que dispões o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos (CPB – Apostolorum Sucessores cap. VIII – III – Art. 220-224. Nesta visita seja ouvido os CPP e CAEP, com especial atenção ao Administrador Paroquial, Ministérios laicais e Catequistas. Após a visita seja entregue o respectivo relatório que testemunhe a realização da visita na referida paróquia, com a devida apreciação da caminhada pastoral na articulação da acolhida e missão, da vida litúrgica-sacramental e administrativa. Que esta visita seja recebida como expressão da solicitude pastoral do Bispo Diocesano. Que o visitador também seja recebido como irmão, solícito para ajudar em vista da Pastoral Orgânica em nossa Igreja Particular.

Fevereiro

  • Prot. 3359/35 – 28/02/2024: Nomeamos o Revmo. Sr. Pe. Frei Josemar Bertes Machado, OFM Conv., religioso-presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, como Reitor do Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, mediante apresentação e petição do seu superior (cf. CDC cân. 158), por 3 (três) anos ou enquanto não ordenarmos o contrário conforme o Direito. Sucederá no ofício ao Revmo Sr. Pe. Frei Alexandre Domiciano da Silva, OFM Conv. O referido padre, Frei Josemar Bertes Machado, OFM Conv., com esta nomeação, deixa de exercer o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Maria Imaculada, Parque Novo Oratório, em Santo André; As celebrações realizadas no Oratório não devem prejudicar o ministério paroquial (cf. cân 559) da paróquia São João Batista na qual se encontra, levando-se em conta também o que diz o cân 558; Sendo que o Oratório não tendo livros próprios de registro dos sacramentos aí ministrados, é necessário que o Reitor providencie para que sejam feitos os devidos registros na secretaria paroquial da referida paróquia, mormente batismo e matrimônio.
  • Prot. 3360/35 – 28/02/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Vila Vitória, em Mauá – SP, pelo período de até 24/05/2025, devido a substituições de membros.
  • Prot. 3361/35 – 28/02/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santa Edwiges – Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.
  • Prot. 3352/35 – 20/02/2024: Decreto de extinção da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Missionário Imaculada Padre Kolbe – MIPK. (leia o documento completo aqui).
  • Prot. 3353/35 – 20/02/2024: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Região Pastoral São Caetano do Sul, após a transferência de Paróquia e Região Pastoral do Revmo. Sr. Pe. Luís Carlos Francisco, até então Coordenador Regional da referida Região Pastoral, e diante da eleição realizada em reunião dos padres da Região, conforme ata lavrada no dia 01/02/2024 e a nós encaminhada; Nomeamos como Coordenador Regional da Região Pastoral São Caetano do Sul (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Nelson Rosselli Filho, presbítero incardinado de nossa Diocese, para concluir o período que falta para o término deste mandato, que se encerra em 26/12/2024, tornando-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto do Coordenador de Região Pastoral – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada do clero e fiéis leigos desta Região na missão evangelizadora.
  • Prot. 3354/35 – 20/02/2024: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Centro, após a renúncia do Revmo. Sr. Pe. José Alexandre Mosqueli de Almeida, MIPK do Ofício de Coordenador Pastoral da referida Região Pastoral, por motivo de tratamento de saúde, e diante da eleição realizada em reunião dos padres da Região, conforme ata lavrada no dia 01/02/2024 e a nós encaminhada; Nomeamos como Coordenador Regional da Região Pastoral São Bernardo do Campo – Centro (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, presbítero incardinado de nossa Diocese, para concluir o período que falta para o término deste mandato, que se encerra em 26/12/2024, tornando-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto do Coordenador de Região Pastoral – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.);  para o bem da caminhada do clero e fiéis leigos desta Região na missão evangelizadora.
  • Prot. 3355/35 – 20/02/2024: Fazemos saber que, em vista da unidade diocesana e da articulação pastoral da Região Pastoral Diadema, após a renúncia do Revmo. Sr. Pe. George Fernandes Jesuraj, SVD, do Ofício de Coordenador Pastoral da referida Região Pastoral (cargo que exerce a cinco anos até esta data), por motivo de estudos, e diante da eleição realizada em reunião dos padres da Região, conforme ata lavrada no dia 19/02/2024 e a nós encaminhada; Nomeamos como Coordenador Regional da Região Pastoral Diadema (cf. CDC 553-555) o Revmo. Sr. Pe. Rafael Capelato, presbítero incardinado de nossa Diocese, para concluir o período que falta para o término deste mandato, que se encerra em 26/12/2024, tornando-o membro do Conselho Diocesano de Presbíteros (cf. Estatuto do Coordenador de Região Pastoral – Documento da Vida Presbiteral Art. 14.); para o bem da caminhada do clero e fiéis leigos desta Região na missão evangelizadora.
  • Prot. 3356/35 – 20/02/2024: Por esta nomeação, designamos para realizarem, durante o período quaresmal do ano corrente, a Visita Pastoral, conforme o que dispões o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos (CPB – Apostolorum Sucessores cap. VIII – III – Art. 220-224), os presbíteros e as respectivas paróquias a serem visitadas como segue: Paróquia São Geraldo Magela em Santo André – Pe. Cauê Ribeiro Fogaça; Paróquia São José Operário em Mauá – Pe. Guilherme Franco Octaviano; Paróquia Santana em Ribeirão Pires – Pe. José Aparecido Cassiano. Nestas visitas sejam ouvidos os CPP e CAEP, com especial atenção aos Párocos/Administradores Paroquiais, Ministérios laicais e Catequistas. Após a visita seja entregue o respectivo relatório que testemunhe a realização da visita em cada paróquia, com a devida apreciação da caminhada pastoral na articulação da acolhida e missão, da vida litúrgica-sacramental e administração. Que estas visitas sejam recebidas como expressão da solicitude pastoral do Bispo Diocesano. Que os visitadores também sejam recebidos como irmãos, solícitos para ajudarem em vista da Pastoral Orgânica em nossa Igreja Particular.
  • Prot. 3357/35 – 20/02/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia São Luiz Gonzaga – Jardim Paranavaí, em Mauá – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Clodoaldo Cézar Sonvez, diácono permanente incardinado de nossa Diocese (o qual, finalizando o período de licença para tratamento de saúde, escreveu colocando-se a disposição para voltar ao exercício do ministério), para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Pároco local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3348/35 – 07/02/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São José – Centro Alto, em Ribeirão Pires – SP, ao Revmo. Sr. Pe. George Rodrigues, presbítero incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Pároco local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3349/35 – 07/02/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São João Batista – Bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Pe. José Donizette de Faria, NDS, religioso-presbítero dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion (residente na Casa Geral no Bairro do Ipiranga, em São Paulo), para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Pároco local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3350/35 – 07/02/2024: Fazemos saber que, em vista do pedido feito pela Administração do Hospital Neomater para que se realize o atendimento aos doentes, apoio espiritual a eles e suas famílias, incluindo as enlutadas que ali possam se encontrar e, segundo protocolo próprio deste ofício aprovado por mim e pelas Irmãs de Santa Marcelina de comum acordo, por este documento nomeamos o Revmo. Sr. Pe. Márcio Rodrigues Pontes, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Capelão do Hospital Neomater, localizado à Av. Winston Churchill, 151, Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito. O salário que auferir neste ofício será sua côngrua. Que neste serviço pastoral, a este hospital presente em nossa Diocese, o referido capelão trabalhe em comunhão com o Bispo, o Presbitério, as orientações Diocesanas e as orientações da Administração do referido hospital.
  • Prot. 3351/35 – 07/02/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Nova Gerty, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de três anos.

Janeiro

  • Prot. 3333/35 – 31/01/2024: Decreto de Criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Casa Grande, em Diadema – SP. Fica estabelecido o dia 04 de fevereiro para instalação da mesma, em missa presidia pelo Bispo Diocesano, às 9h, na igreja Matriz.
  • Prot. 3334/35 – 31/01/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Odair Ângelo Agostin, presbítero incardinado de nossa Diocese, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Casa Grande, em Diadema – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito (cf. CDC 1740-1752) e ainda considerando o Diretório Diocesano dos Presbíteros Art. 86.
  • Prot. 3335/35 – 31/01/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José de Paulo Viana, OMI, religioso-presbítero da Congregação dos Missionários de Maria Imaculada, como Vigário Paroquial da Paróquia São Luiz Gonzaga – Jardim Paranavaí, em Mauá – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3336/35 – 31/01/2024: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Gabriel Mariano, CSsR, religioso-presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor, como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Zaira, em Mauá – SP, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3337/35 – 31/01/2024: Em audiência na Cúria Diocesana dia 24 /01/2024, o Revmo. Sr. Pe. Alexandre Cruz da Silva, reiterou seu desejo de voltar a exercer o ministério, entregando ao Bispo, por escrito de próprio punho, uma carta de intenções, na qual reconhece seus erros no exercício do ministério e o desejo de se corrigir para o futuro, esmerando-se no cumprimento das promessas sacerdotais.  Assim sendo, fica revogada a suspensão de Ordem lavrada por mim com data de 09/12/2022, revogando-se também quaisquer disposição em contrário a partir da data supra. Sendo que, ao não cumprir o prometido e voltar às infrações na prática do ministério, incorrerá novamente em suspensão de ordem, para preservar os fiéis e a Igreja, na qual está para servir e não ser servido.
  • Prot. 3338/35 – 31/01/2024: Concedemos o Uso de Ordem nas Paróquias São Francisco de Assis – Bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul – SP e Nossa Senhora Auxiliadora – Parque Capuava, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Pe. Alexandre Cruz da Silva, presbítero incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano, o Presbitério e o Pároco local. Tendo obrigação já assumida de residir na casa paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em São Caetano do Sul, enquanto por nós não for ordenado o contrário.
  • Prot. 3339/35 – 31/01/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São João Batista – Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Pe. Jefferson Pimenta de Paula, presbítero incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito, em comunhão com o Bispo Diocesano, o Presbitério e o Pároco local. Tendo obrigação de residir na casa paroquial da Paróquia São João Batista, em São Bernardo do Campo, enquanto por nós não for ordenado o contrário.
  • Prot. 3340/35 – 31/01/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia Santa Rita de Cássia – Vila São José, em Diadema – SP, ao Revmo. Sr. Diác. José Carlos Júnior, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Administrador Paroquial local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3341/35 – 31/01/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Vila Vitória, em Mauá – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Silvio Bizerra da Silva, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Pároco local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3342/35 – 31/01/2024: Concedemos o Uso de Ordem na Diocese para o exercício de seu ministério (cf. cân. 146) e na Paróquia São José – Centro Alto, em Ribeirão Pires – SP, ao Revmo. Sr. Diác. José Carlos Denove, diácono permanente incardinado de nossa Diocese, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade e fazer parte do CAEP e do CPP, em comunhão com o Bispo Diocesano, as Orientações Diocesanas e o Pároco local, enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.
  • Prot. 3343/35 – 31/01/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu – Bairro Principe de Gales, em Santo André – SP, pelo período de até 22 de maio de 2025.
  • Prot. 3344/35 – 31/01/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São Geraldo Magella – Jardim Petroni, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de até 1º de maio de 2026.
  • Prot. 3345/35 – 31/01/2024: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Jardim Riviera, em Santo André – SP, pelo período de três anos.