Dom Cláudio
Hummes, OFM

Posse:

29 de dezembro de 1975

Nomeado arcebispo de Fortaleza:

29 de maio de 1996

2º Bispo Diocesano
Aury Afonso Hummes – nome de registro de Dom Cláudio – nasceu em 8 de agosto de 1934 no atual território da cidade de Salvador do Sul (RS), à época pertencente ao município de Montenegro (RS). Ele decidiu entregar sua vida inteiramente a Deus desde os 17 anos de idade, quando ingressou, em 1952, na Ordem dos Frades Menores – franciscanos. Ordenado sacerdote em 1958, foi enviado a Roma, onde obteve o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em 1963.
Nomeado Bispo por São Paulo VI, em março de 1975, Dom Cláudio Hummes assumiu a Diocese de Santo André (SP), em 29 de dezembro do mesmo ano.
Foi o pastor dessa porção do povo de Deus ao longo de 21 anos, mostrou-se um líder incansável na defesa dos direitos humanos e da justiça social. Conhecido por seu lema episcopal, "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8), viveu sua missão com simplicidade e dedicação franciscana.
acompanhou de perto a pujança do movimento operário no Brasil, incluindo a histórica greve geral do metalúrgicos do ABC no fim da década de 1970.
O Bispo, muitas vezes, abriu as portas da Catedral de Nossa Senhora do Carmo para assembleias, presidiu missa com a participação dos grevistas e posicionou-se corajosamente contra as demissões dos manifestantes.
"O povo precisa de bons pastores."
Além de seu compromisso social, Dom Cláudio foi um pastor atento às necessidades espirituais da comunidade diocesana. Incentivou a formação de futuros padres, criou casas de formação e valorizou a participação ativa dos leigos. Seu amor pela Igreja e pelos pobres se manifestou em diversos projetos missionários, incluindo a parceria com a Diocese de Santarém, no Pará.
Dom Cláudio também desempenhou importantes papéis na CNBB e foi nomeado Cardeal em 2001 por São João Paulo II. Sua liderança e dedicação inspiraram não apenas a Diocese de Santo André, mas toda a Igreja, especialmente quando incentivou o Papa Francisco a nunca esquecer dos pobres.
Foi nomeado Arcebispo de fortaleza em 29 de Maio de 1996, permanecendo até 1998, quando São João Paulo II o nomeou como Arcebispo de São Paulo, onde permaneceu até 2006.
Dom Cláudio faleceu em 4 de julho de 2022, em sua residência, na zona Sul de capital paulista, onde permanecia, a seu pedido, em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão. Seu corpo foi sepultado no dia 6 de julho do mesmo ano, na cripta da Catedral da Sé.