Dom Décio Pereira

29 de junho de 1997

Faleceu enquanto Bispo da Diocese de Santo André

3º Bispo Diocesano
Décio Pereira nasceu em 15 de abril de 1940, no bairro Belém em São Paulo. Décio iniciou sua educação básica entre 1948 e 1951 na escola “Dr. Antonio de Queiroz Telles”, no Alto da Mooca, e em 1949, foi crismado na Paróquia São Paulo Apóstolo. De 1952 a 1954, frequentou o Colégio Marista Nossa Senhora do Carmo, e de 1955 a 1959, prosseguiu seus estudos no Seminário Menor do Imaculado Coração de Maria, em São Roque, São Paulo.
Foi ordenado subdiácono e diácono em dezembro de 1966, e presbítero em 22 de janeiro de 1967 pela imposição das mãos de Dom Agnelo Cardeal Rossi, na Paróquia São Paulo Apóstolo, São Paulo.
Como vigário cooperador, Pe. Décio serviu na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, de 1967 a 1971, envolvendo-se em projetos sociais. Posteriormente, de 1971 a 1979, assumiu como pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria, em Perdizes, São Paulo, onde vivenciou a “Invasão da PUC” em 1977.
Durante esse período, Pe. Décio também foi nomeado diretor arquidiocesano para o Ensino Religioso Escolar e responsável pela Catequese na Arquidiocese de São Paulo.
Em 1975, fundou a APROCIMA, voltada para o apoio a crianças e famílias carentes, e foi nomeado chanceler do arcebispado de São Paulo. Recebeu o título de cônego catedrático em 1976 e, em 1978, foi nomeado cerimoniário do Cabido Metropolitano e Vigário Episcopal Substituto para a região Centro/Sé da Arquidiocese de São Paulo.
Em 1979, foi consagrado bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo, com ordenação episcopal na Basílica de São Pedro, pelo São João Paulo II. Serviu na região Centro/Sé até 1989, quando passou a atuar na região Belém da Arquidiocese.
Venho para os mais pequenos e sofridos
Nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 21 de maio de 1997, tomou posse em 29 de junho do mesmo ano, trazendo um coração ardente por justiça e solidariedade.
Em sua homilia de posse, Dom Décio declarou: “Venho com alegria e total disponibilidade para exercer meu serviço episcopal. Meu primeiro compromisso será ser a imagem mais fiel do Cristo, o Bom Pastor, especialmente para os mais pequenos, pobres e sofridos.”
Dom Décio dedicou-se ao cuidado e dignidade de cada pessoa, sendo um verdadeiro defensor dos direitos humanos. Apesar de problemas de saúde em 2001, retornou com vigor em 2002, fortalecendo a comunidade diocesana.
Seu espírito pastoral e busca por justiça e dignidade para todos são lembrados. Como disse: “Que o exemplo do Mestre nos leve a uma atitude sempre mais disponível de servidores dos irmãos e irmãs para que tenham vida e vida em abundância.”
Seu pastoreio na Diocese de Santo André não apenas representou um novo capítulo, mas também a continuação de um legado de dedicação pastoral. Seu incentivo ao “Ano Missionário” e às “Visitas Pastorais”, refletiram seu desejo de construir uma comunidade baseada na fé compartilhada e no entendimento mútuo.
Dom Décio Pereira, faleceu em 5 de fevereiro de 2003, deixou um legado duradouro de fé inabalável, serviço dedicado e um compromisso profundo com a justiça social.