Dom Jorge

Renúncia:

29 de dezembro de 1975

1º Bispo Diocesano
Dom Jorge nasceu em 10 de novembro de 1915, no Rio de Janeiro, ingressou no Seminário Menor em 1929, aos 14 anos e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1940.
Em maio de 1946, o Papa Pio XII nomeia-o para o episcopado, para o qual é sagrado em 27 de outubro do mesmo ano, fazendo-o o bispo mais jovem do mundo à época, com 31 anos.
Nos oito anos seguintes, exerceu o pastoreio como Auxiliar da Arquidiocese, junto com Dom Helder Câmara.
Nesse período, viajou à Espanha e Itália, por duas ocasiões, representando a Juventude Católica Brasileira no seu congresso. Ligado a questões sociais, trabalhou em 40 favelas do Rio de Janeiro, permanecendo para isso 8 dias completos em cada uma.
Também inclinado à questão vocacional, exerceu o encargo de Diretor Nacional das Vocações Sacerdotais por 3 anos.
Posse: 12 de setembro de 1954
Chegada a Diocese
Com a criação de nossa igreja particular, através da bula Archidiocoesis Sancti Pauli, que desmembrava seu território da Arquidiocese paulistana, D. Jorge foi eleito nosso primeiro bispo, chegando ao bispado em 22 de julho de 1954, e tomando posse aos 12 de setembro de 1954, na presença do Cardeal Adeodato Giovanni Piazza, legado papal para a ocasião.
Posse: 12 de setembro de 1954
"Bispo dos Operários"
Sensibilizou-se com a questão do trabalho, numa região industrial em que os operários sofriam com as difíceis condições de trabalho. Acompanhou paralisações e procurou assistir os trabalhadores da região. Em maio de 1960, foi um dos fundadores da Frente Nacional do Trabalho(FNT), organização parassindical orientada pelos princípios da Doutrina Social da Igreja.
Renúncia: 29 de dezembro de 1975
Dom Jorge Marcos foi um dos sete bispos brasileiros que assinaram o documento de 40 padres, em Roma, poucos dias antes do encerramento do Concílio Vaticano II, em 1965, conhecido como Pacto das Catacumbas, um manifesto que proclama a opção preferencial pelos pobres, origem da Teologia da Libertação.
Seu episcopado durou 21 anos, nos quais erigiu 58 paróquias, até a renúncia por motivo de saúde, em 1975.
Renúncia: 29 de dezembro de 1975