Dom Nel­son

Renúncia:

27 de maio de 2015

4º Bispo Diocesano
Dom Nelson Westrupp, SCJ nasceu em 11 de setembro de 1939 no Distrito de São Luiz – Município de Imaruí – Santa Catarina. É filho de Apolonio Westrupp e Leonila Berkenbrock, ambos falecidos.
Ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em 1951, onde professou os votos religiosos em 02 de fevereiro de 1959. Ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, exerceu na Congregação diversos ofícios: reitor e formador no seminário de Brusque-SC; professor no Brasil e em Roma. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Roma. Foi conselheiro geral de sua congregação, assumindo diversas funções de governo.
Eleito segundo bispo da diocese de São José dos Campos pelo Papa João Paulo II em 11 de maio de 1991, foi ordenado em 20 de julho do mesmo ano, em São José dos Campos, tendo como ordenantes Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico no Brasil à época, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, Arcebispo de Aparecida (falecido) e Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, atualmente Cardeal Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro. Escolheu como lema para o seu ministério episcopal o trecho do Evangelho segundo João: “Sem mim nada podeis” (Jo 15,5).
Foi nomeado quarto bispo de nossa diocese em 01 de outubro de 2003, sucedendo ao saudoso Dom Décio Pereira, tomou posse de seu ofício em 29 de novembro de 2003, em Solene Celebração Eucarística celebrada na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Em nossa diocese, Dom Nelson atuou para a realização das assembléias diocesanas de pastoral, que resultaram em três planos de pastoral, animando as comunidades para a pastoral de conjunto; criou 11 novas paróquias e elevou duas à dignidade de santuários diocesanos; criou o santuário na Sede Nacional da Milícia da Imaculada; ordenou 29 presbíteros diocesanos e 28 diáconos permanentes.
Um marco do trabalho de Dom Nelson foi a construção do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, localizado na Praça do Carmo, inaugurado em 30 de novembro de 2012.
Ao ter completado 75 anos de idade, Dom Nelson solicitou ao Papa Francisco, conforme prevê o Código de Direito Canônico, a renúncia ao governo da Diocese, por limite de idade. Com a posse de seu sucessor, em 26 de julho de 2015, Dom Nelson Westrupp, scj tornou-se bispo emérito.
Dom Nelson foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Lages pelo Papa Francisco no dia 04 de fevereiro de 2017, após sua posse exerceu com grande zelo apostólico a missão de administrar a diocese até que chegasse o novo bispo no dia 17 de março de 2018.