Diocese de Santo André

Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB dá início as comemorações do mês missionário 2020 em live

Nesta quinta-feira, 1° de outubro, a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá início em todo o Brasil a Campanha Missionária 2020 que este ano traz como tema: A vida é missão e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Ao longo do mês de outubro diversas atividades serão realizadas semanalmente para divulgar o mês missionário. Entre elas, as lives e terço missionário semanais. A primeira atividade, nesta quinta-feira é uma live da comissão em parceria com a Edições CNBB, às 17h, no canal do Youtube das Edições CNBB e retransmitida nos canais da conferência e das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Nessa primeira live, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Odelir José Magri e o diretor das POM Brasil, padre Maurício Jardim vão conversar sobre a Campanha Missionária 2020 e Programa Missionário Nacional (PMN).

Dom Odelir ressalta que ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. “Ser missionário é viver como cristão, discípulo de Jesus como batizado e a partir de uma vocação especifica. É responder ao chamado de Deus, é SAIR, é fazer-se próximo. É “ir às periferias da sociedade para testemunhar a perseverança do amor paciente e fiel de Deus. É paixão por Deus e pelas pessoas de nosso tempo, que se expressa com amor gratuito no compromisso da solidariedade, especialmente para com os pobres, os últimos, os excluídos”, ressalta.

No Brasil, as POM têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

De acordo om as POM, mesmo neste momento em que o mundo passa pela pandemia da Covid-19 que mudou completamente as relações humanas, a Campanha Missionária 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária.

O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

As POM destaca ainda que todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral