Diocese de Santo André

Delegados das 10 Regiões Pastorais elegem as 3 prioridades na Assembleia Sinodal

Após um ano do início dos trabalhos do Sínodo da Diocese de Santo André, foram decididas quais serão as prioridades que todas as paróquias do Grande ABC vão trabalhar nos próximos anos. Foram eleitas três ações na Assembleia realizada na quarta-feira, dia 15, no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul.

Participaram da Assembleia os delegados e delegadas do Sínodo, entre eles, o clero da Diocese de Santo André e leigos que representavam os movimentos, pastorais e paróquias. O encontro foi conduzido pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e pelo Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery e contou na secretaria, com Mércia Ferreira.

Após o momento de abertura, os delegados e delegadas se reuniram em grupos para discutir prioridades que foram discutidas durante o ano, em encontros regionais na Diocese. Após, cada delegado pôde votar em sua prioridade.

Depois do almoço, foram divulgadas as três que irão nortear as paróquias do Grande ABC e os grupos, em seguida, trabalharam para o aprimoramento para melhor colocá-las em execução. Todas estarão no documento final que será no documento final que será apresentado em abril de 2018, no Cenforpe, em São Bernardo.

 

São elas:

Proposta 2 – Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres nas periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos necessitados de motivação e acolhida;

 

Proposta 7 – Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade);

 

Proposta 9 – Uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura para todos e todas, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras.

 

Missa

Em procissão, todos   que participaram da Assembleia foram para a Paróquia Sagrada Família, a Matriz de São Caetano, onde Dom Pedro presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo bispo auxiliar da Diocese de Campo Grande (MS), Dom Frei Mariano Danecki, OFMConv, que está em visita à Diocese de Santo André, e por diversos padres da região. Também estava presente o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fábio Palácio.

Dom Pedro inaugurou a placa na Matriz em que destaca o primeiro Sínodo Diocesano. Ao fim da Missa, o pároco local, Pe. Rogério Melo, CSS, convidou a todos a visitarem ao Museu da Sagrada Família.

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus