Diocese de Santo André

Nos exercícios quaresmais, experimento o encontro pessoal com o próprio Jesus: Caminho, Verdade e Vida.

Estamos na Quaresma, período litúrgico em que a igreja se prepara para a Páscoa.

A Quaresma é um tempo de 40 dias para chegar à celebração do Tríduo Pascal. O número 40 na Bíblia é de grande importância, por 40 dias e 40 noites, Deus fez cair o dilúvio sobre a terra, Moisés ficou no cimo do Sinai para receber a Lei de Deus, por 40 anos, o povo de Israel peregrinou pelo deserto até chegar à Terra Prometida e por 40 dias e quarenta noites, Jesus ficou em jejum no deserto e foi tentado pelo demônio.

A Quaresma nos coloca às portas de um Encontro. Guiados por esse tempo profundo e pelas práticas quaresmais, buscamos a conversão, o crescimento na Fé e a vivência no seguimento de Jesus Cristo.

Nos exercícios quaresmais temos o encontro pessoal com Jesus, e em cada prática podemos refletir sobre nossa espiritualidade, nossas atitudes e nossa conversão, conseguimos enxergar a vida nova que o Senhor prepara para nós.

Na quarta-feira de cinzas, início da Quaresma, proclamamos o Evangelho que nos ensina sobre a esmola, a oração e o jejum, conforme Mateus 6,1-8. 16-18.

Os Exercícios quaresmais necessários para a nossa conversão e recomendados a viver no período que estamos, são exatamente estes: A Oração, que é a expressão maior de nossa Fé, nossa conversa com Deus. O Jejum, nossa abstinência de uma bebida ou alimento comum em nosso dia a dia, significa que nos esvaziamos para dar espaço para Deus em nossa vida. E a Caridade, dar sem esperar recompensa, sem egoísmo.

Nosso principal exercício, também na Quaresma, para ter verdadeiramente um encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo é a Celebração da Eucaristia, assim, renovamos os compromissos de nosso batismo e na noite de Páscoa poderemos receber a vida nova de Jesus.

Que neste tempo abençoado de conversão e reflexão, sejamos obedientes para experimentarmos o encontro pessoal com Aquele que é Caminho, Verdade e Vida: O próprio Jesus Cristo.

 “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Cf. Joel 12, 12-13).

Por  Daniele Vieira

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo