Diocese de Santo André

“Somos todos corresponsáveis na Evangelização”

No domingo da alegria na Quaresma, Dom Nelson ressalta papel dos crismados, convidando-os ao engajamento pastoral 

A liturgia de sábado (14), na missa das 17h30, na Paróquia São José – Baeta Neves, como em todas as igrejas, é a mesma do 4º. Domingo da Quaresma, chamado o domingo da alegria.

Dom Nelson Westrupp, na homilia, afirmou que motivação não falta para essa alegria. Mesmo porque, ao crismar cerca de 40 paroquianos no Baeta, o sacramento os torna “confirmados e adultos na fé, conscientes de que assumem compromisso, livre e espontâneo, com Deus e a comunidade. Tornam-se, assim corresponsáveis na evangelização e, desde já, são convidados a engajar-se em pastorais e movimentos na comunidade paroquial”.

O significado de momento tão especial é bem resumido por uma das mães de crismados, no caso a de Rafael, 15 anos. Silvana Meneghelli Froes destacou “a celebração emocionante, num clima de paz, fé e amor com a igreja repleta, familiares felizes e jovens cheios de esperança de que a confirmação da presença do Espírito Santo em suas vidas lhes traga paz e luz em seus caminhos”. E arrematou: “Assim seja! Amém!”.

Alegres e motivados também somos, segundo o bispo, porque São José, padroeiro dessa paróquia e patrono da Igreja, entre outros títulos, recentemente foi ‘promovido’ ao ser incluído em todas as orações eucarísticas. Mesmo porque ele é “o homem da confiança de Deus, que lhe confiou Maria e o Seu próprio filho Jesus. Somos-lhe gratos por essa fidelidade”, afirmou.

Dom Nelson citou também como motivação o jubileu de diamante da paróquia, “levando a luz do Evangelho aos corações, que é a missão principal de uma comunidade cristã, tendo sempre em mente que Cristo é o Evangelho vivo do Pai”. Nesses 60 anos de evangelização, quantos bens acumulamos em comum, considerou o bispo.

Alegres e motivados seremos ainda mais se soubermos entender que “o encontro pessoal com Cristo é o começo da própria evangelização”. Essa experiência é única e imorredoura em cada um de nós, e para isso “o Pai nos dá sempre o que há de melhor, a começar pelo filho Jesus. E, mesmo que dele nos afastemos, Deus já começa a nos esperar, para não nos perder”. Esta, segundo Dom Nelson, é a principal mensagem desse domingo.

‘Pentecostes tropical’

Dom Nelson concluiu sua fala lembrando que esse conjunto de motivações, e sobretudo a citada no começo dessa matéria, é “fundamental na caminhada da sexagenária paróquia. Deus conhece o nosso íntimo e sabe até  onde chega a nossa sinceridade. Deus não força ninguém a amar. Temos de contar, para isso, com a força especial do Espírito Santo. Saibamos cultivar com esse Espírito uma relação, reservando-nos momento muito especial com ele, dotando-nos de uma força irresistível”.

Deixar-nos conduzir pelo Espírito é estarmos abertos a receber os seus sete dons. “Que ele nos acompanhe na caminhada, ainda mais agora. Esse é o segredo!”.

Como num novo Pentecostes, dessa vez tropical, veio forte chuva, que fez o bispo exclamar: “Olha que beleza!”.

Como belo era estar ali na comunidade reunida para acolher os recém-crismados – logo de início, a convite de Dom Nelson, saudados por calorosas palmas.

______________________________________________________________

(boxe)

‘Lutai por um mundo de irmãos’

Bem no meio da Novena de Preparação às celebrações pelos 60 anos de fundação da Paróquia São José – Baeta Neves, no sábado (14), o templo ficou lotado para a Missa das 17h30, celebrada por Dom Nelson Westrupp, bispo diocesano, e pelos padres Carlito Dal’ Agnese, pároco; e Jadeilson José da Silva, vigário.

Quase 40 paroquianos tornaram-se adultos na fé, ao receber o sacramento da Crisma, em momento tão especial na vida da comunidade. Eram 22 jovens ou adolescentes e 15 adultos.

A liturgia, como sempre muito animada pelos jovens, como costuma acontecer aos sábados na igreja, nos convida, logo no canto de Entrada: “… fazei a vontade do Pai, lutai por um mundo de irmãos, (no qual) o chão é de todos, e o pão”.

Nada mais adequado à Campanha da Fraternidade, em que a CNBB nos coloca o tema ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’.

_______________________________________________________________

 

(legenda foto Rafa!!!)

Rafael, 15 anos: ‘paz e luz em seu caminho’ 

bispo!!! rafa!!!

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO