Santuários são igrejas de portas abertas

O título que abre esta matéria é de uma fala do Papa Francisco para explicar o significado de santuário. Ela foi dita por Dom Nelson durante a Missa de Instalação do Santuário Senhor do Bonfim. O segundo santuário de nossa Diocese. A celebração aconteceu na manhã do dia 26 de abril. O novo santuário fica na Rua Oratório, 1.458 no Parque das Nações em Santo André. Na oportunidade, dia do Bom Pastor e do Dia das Orações pelas Vocações, foi empossado o Frei Nestor Marin como primeiro pároco reitor da Paróquia Santuário Senhor do Bonfim.

A assembleia também ouviu de Dom Nelson Westrupp, scj, que “Santuário é um lugar sagrado. Para onde o povo em grande número segue em peregrinação. Lugar de conforto espiritual. E como o Santo Papa João Paulo II define, ‘São verdadeiras clínicas espirituais para os peregrinos’, e Papa Francisco esclarece, ‘Santuário é uma igreja de portas abertas’, ou seja, um lugar para redescobrir a vocação batismal. Aos pés do Senhor do Bonfim devotos vão encontrar refúgio”, garante o Bispo Diocesano.

Frei Nestor, com o coração em festa também fez uso da palavra. “Nunca pensei que chegasse a frente de um santuário, mas aqui estou para servir. O zelo por esta casa me consumirá. Aqui vou aprender a ser mais pastor, a enxergar as ovelhas machucadas, sem perder de vista as ovelhas que estão bem, para que haja sempre um só pastor e um só rebanho. Peço que todos rezem para que sejamos instrumentos na mão de Deus”.

DSC02185 DSC02210