Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano, faz parte da comissão encarregada de elaborar o instrumento de trabalho para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse grupo vem atuando na redação do material que servirá de base para o estudo e a aprovação das futuras diretrizes.
Ressalta-se que este documento não é o texto final, mas um guia que norteará o debate entre os bispos. A próxima Assembleia Geral, que acontece em Aparecida, está marcada para o período de 30 de abril a 9 de maio, ocasião em que o texto será analisado e discutido, rumo à aprovação das novas diretrizes.
Entre os membros do grupo de trabalho estão Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), Dom José Altevir, bispo prelado de Tefé (AM), Dom Paulo Renato Campos, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, bispo de Cajazeiras (PB), Pe. Jânison de Sá Santos, subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e assessor da Comissão, Padre Jean Paul Hansen, secretário executivo das Campanhas da CNBB, Pe. Abimar Oliveira, professor da PUC-Rio, e Mariana Aparecida Venâncio, assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
O documento é fruto de um amplo processo de escuta, reunindo contribuições dos bispos em diversas assembleias, somadas às sugestões enviadas por todas as dioceses do país. Cada Igreja local pôde apresentar reflexões que incrementaram o conteúdo, contando ainda com a colaboração de assessores da CNBB, das diferentes comissões e de organismos ligados ao Povo de Deus.
Agora, o texto passa por uma revisão final antes de ser encaminhado aos bispos, que terão a oportunidade de estudá-lo antecipadamente. Dessa forma, durante a assembleia, o debate em torno das diretrizes será mais aprofundado e participativo.