Diocese de Santo André

Pastorais Sociais se encontram para dividir experiências e apontar melhorias

Amor aos mais pobres, indefesos e injustiçados. Esta é a ligação das Pastorais e movimentos de cunho social que se reuniram no sábado, 19, no Instituto Coração de Jesus, no Centro de Santo André, no Fórum das Pastorais Sociais, evento que acontecia nos tempos do bispo Dom Décio Pereira e que estava na quinta urgência do sétimo plano de pastoral. Neste ano, cada pastoral relatou sobre sua caminhada e destacou melhorias.

Neste encontro, as pastorais presentes foram: Operária, Menor, Criança, Saúde, Pessoa Idosa, Saúde, Sobriedade, Pessoas com Deficiência, Surdos, Carcerária, Afro-Brasileira, Migrante, Campanha da Fraternidade, além da CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Setor Juventude, Comissão em Defesa da Vida e Cáritas Diocesana.

Além de apresentar suas realidades, os membros das Pastorais se conheceram mais nos trabalhos em grupos, e em melhorias para evangelização. O administrador apostólico da Diocese, Dom Nelson Westrupp, scj, destacou que elas precisam cumprir as causas do Reino. “Devemos ter uma militância profética e não política. Você conversa na sua pastoral sobre sua missão? Se não for baseado no Evangelho, a missão não vai encontrar resultados”, ressaltou Dom Nelson.

O bispo ainda frisou que a ação evangelizadora do Pastoral Social considera o Evangelho como luz. “Se (a pastoral) não for à luz do Evangelho, será à luz de uma ideologia. Se alguém deseja ser um cristão autêntico, tolerante, muitos vão se escandalizar”, disse Dom Nelson, que elogiou o trabalho das Pastorais. “Algumas vezes fico com inveja do trabalho de vocês. É algo que o mundo não vê, mas Deus vê. Não desanimemos. Devemos ter o olhar fixo em Jesus”, disse.

Os membros das pastorais aprovaram o evento, principalmente pela unidade. “Foi muito bom porque conhecemos um pouco mais de cada pastoral. Tivemos uma integração. É muito bom trabalharmos na unidade”, disse a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Ivone Ferrari. “Foi muito proveitoso porque vimos o trabalho comum em promoção da pessoa humana, a mensagem de Jesus espalhada pelo o Evangelho”, emendou a coordenadora da Comissão em Defesa da Vida, Miriam Vertematti.

Eles esperam que o evento possa acontecer mais vezes. “Gostei muito do Fórum, das palavras do nosso bispo. É algo que nos fortalece. Espero que o Fórum continue com outras edições”, disse a Joana Maria dos Santos da Silva, da Pastoral Afro-Brasileira.

Pelas manifestações o Fórum deva se repetir. “Como é bom resgatar estes eventos. Que pelo menos uma vez por ano, possamos realizar este encontro para partilhar as experiências. Agradeço a todos os coordenadores que ajudaram a organizá-lo. Foi uma bênção de Deus as pastorais se conhecerem, se valorizarem e animarem os agentes”, disse Pe. Vanderlei Nunes, um dos organizadores do Fórum.

IMG_0981 IMG_0991 IMG_0995 IMG_1001 IMG_1002 IMG_1012 IMG_1015 IMG_1041 IMG_1049

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese