Diocese de Santo André

São Bernardo cede terreno para projeto social de “Padre Pio”

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho assinou no dia 14 de junho o decreto que autoriza o uso de área municipal localizada no Riacho Grande pela Comunidade São Pio de Pietrelcina. No terreno, a instituição pretende desenvolver trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua e de idosos, além de recuperar dependentes químicos. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Paço, e contou com a presença do Administrador Apostólico da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj.

Ampliando o atendimento

A Comunidade São Pio de Pietrelcina atende, atualmente, cerca de 60 pessoas em duas unidades, no Royal Park e no Rudge Ramos. O novo espaço, de 112,5 mil metros quadrados, será reformado pela instituição – que poderá, assim, ampliar a capacidade de atendimento. Francisco Moises dos Anjos, fundador da Comunidade, destacou que esse é um passo importante para melhorar a qualidade do serviço oferecido a quem necessita. “Quando tudo estiver pronto vamos mudar nossos trabalhos para esse novo espaço e deixaremos de pagar o aluguel dos dois locais onde atuamos hoje”, disse. Marinho lembrou que, apesar de a prefeitura manter trabalho de acolhimento e recuperação de pessoas em situação de rua e em dependência química desde 2009, a parceria com entidades ajuda a aumentar a abrangência desses serviços. “Contamos, por exemplo, com as residências e as repúblicas terapêuticas, que acolhem essas pessoas com o carinho e respaldo que não tiveram antes em suas vidas”, afirmou. “Porém, sempre digo que o poder público não consegue resolver todos os problemas. Dom Nelson, por sua vez, destacou que o novo espaço vai ampliar as possibilidades de recuperação dos atendidos. “Essas pessoas poderão desenvolver diversos trabalhos, como em hortas comunitárias”, destacou.

Homenagem

Em seu nome, a comunidade homenageia Francesco Forgione, o Padre Pio de Pietrelcina (1887- 1968), sacerdote italiano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos elevado a santo pelo Vaticano. Ainda em vida, Pio foi venerado devido à capacidade de curar enfermos.

Foto de: Raquel Toth/PMSBC

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus