Diocese de Santo André

São Bernardo cede terreno para projeto social de “Padre Pio”

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho assinou no dia 14 de junho o decreto que autoriza o uso de área municipal localizada no Riacho Grande pela Comunidade São Pio de Pietrelcina. No terreno, a instituição pretende desenvolver trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua e de idosos, além de recuperar dependentes químicos. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Paço, e contou com a presença do Administrador Apostólico da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj.

Ampliando o atendimento

A Comunidade São Pio de Pietrelcina atende, atualmente, cerca de 60 pessoas em duas unidades, no Royal Park e no Rudge Ramos. O novo espaço, de 112,5 mil metros quadrados, será reformado pela instituição – que poderá, assim, ampliar a capacidade de atendimento. Francisco Moises dos Anjos, fundador da Comunidade, destacou que esse é um passo importante para melhorar a qualidade do serviço oferecido a quem necessita. “Quando tudo estiver pronto vamos mudar nossos trabalhos para esse novo espaço e deixaremos de pagar o aluguel dos dois locais onde atuamos hoje”, disse. Marinho lembrou que, apesar de a prefeitura manter trabalho de acolhimento e recuperação de pessoas em situação de rua e em dependência química desde 2009, a parceria com entidades ajuda a aumentar a abrangência desses serviços. “Contamos, por exemplo, com as residências e as repúblicas terapêuticas, que acolhem essas pessoas com o carinho e respaldo que não tiveram antes em suas vidas”, afirmou. “Porém, sempre digo que o poder público não consegue resolver todos os problemas. Dom Nelson, por sua vez, destacou que o novo espaço vai ampliar as possibilidades de recuperação dos atendidos. “Essas pessoas poderão desenvolver diversos trabalhos, como em hortas comunitárias”, destacou.

Homenagem

Em seu nome, a comunidade homenageia Francesco Forgione, o Padre Pio de Pietrelcina (1887- 1968), sacerdote italiano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos elevado a santo pelo Vaticano. Ainda em vida, Pio foi venerado devido à capacidade de curar enfermos.

Foto de: Raquel Toth/PMSBC

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão